As malas já estão praticamente prontas, com sapatilhas e figurino, para o desafio de se apresentar em competições de outros países. A expectativa toma conta da bailarina Fernanda Reginato que, há 18 anos, se dedica à arte da dança, sendo oito já atuando como professora. A formação inclui Ballet Clássico, Jazz e Danças Urbanas.
Ela foi selecionada em abril deste ano durante o Festival H2BEACH, que é uma competição de dança em Santos. “Foi incrível, jurados e bailarinos excelentes. Quando estavam anunciando os resultados, o nervoso e a ansiedade bateram muito, muito forte e, para minha alegria, recebi duas premiações”, relatou.
Uma delas foi “SÚPLICA”, coreografada pelo professor Rafael de Paula, que recebeu o primeiro lugar na categoria solo jazz adulto feminino. Além da cidade de Santos, a coreografia foi premiada também em festivais de Rio Claro e São Paulo.
E foi aí que surgiu a oportunidade de representar o Brasil em competições internacionais. A bailarina vai levar a coreografia para os Festivais Expression Dance no Paraguai, que acontece de 3 a 6 de outubro, e no México, de 24 a 26 de outubro.
Fernanda Reginato sobe ao palco com a coreografia criada pelo professor Rafael de Paula, que desenvolveu o trabalho com base em conversas com a bailarina e do momento que ela estava vivendo, com o objetivo de levar uma mensagem especial aos que tiverem a oportunidade de conferir a arte. “Foi criada em cima da minha relação com a bailarina que me procurou com um pedido para projeção profissional.
Atuei como coach para que ela se desenvolvesse e pudesse alcançar o que buscava. Decidi montar um trabalho, onde eu conseguisse transpassar esse pedido. Um clamor em cima disso. Então, veio o nome ‘Súplica’, em cima da nossa história”, explicou o coreógrafo. Ele destaca que os dois têm uma rotina de ensaios semanal com foco no lado artístico aliado ao técnico. Os dois estão com a parceria há pouco mais de três meses. “Ela é uma menina que admiro, muito determinada.
É maravilhoso pensar que, em tão pouco tempo, já tivemos um grande resultado, com premiações em festivais significativos. A vaga para os festivais significa um marco na minha carreira, nunca tinha tido um trabalho coreografado por mim sendo apresentado fora do país. É sensacional”, destacou Rafael.
A coreografia “IGNIS”, coreografada pela bailarina Fernanda Reginato e apresentada em grupo, premiada em Santos em segundo lugar na categoria “Conjunto Dança de Rua Adulto”, também será apresentada no Paraguai.