Segundo informações do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) da Unesp, a quinta-feira (12) foi o dia mais quente e seco em Rio Claro, com temperatura de 38 graus na sombra, por volta das 15 horas.
Mas nessa sexta-feira (13), uma pequena mudança já deu uma aliviada para as pessoas, com um ar um pouco mais ameno. “Ontem e hoje, devido a uma passagem de frente fria no litoral, amanheceu mais fresco e com um pouco de vento, que deve predominar até este sábado”, observou o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.
No domingo, a temperatura já deve voltar a subir, ficando entre 33º e 35º. Para este sábado, varia entre 32 e 34º. As mínimas alternam entre 13 e 15º. Ainda de acordo com o Ceapla, não há previsão de chuva pelo menos até a próxima quarta-feira (18).
Além de ser o mais quente, foi também o dia mais seco do ano, com umidade relativa do ar de apenas 22% em Rio Claro.
DEFESA CIVIL
Na terça-feira (10), a Defesa Civil do estado já havia emitido comunicado de alerta para onda de calor por conta da atuação de um bloqueio atmosférico. As recomendações nestes casos são evitar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia, umidificar o ambiente, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e evitar sair ao ar livre sem proteção solar, usar soro fisiológico nos olhos e narinas. Além disso, ter atenção especial com idosos e crianças, que possuem a saúde mais debilitada.