Por conta dos cancelamentos das etapas previstas para Curitiba e Tarumã, Velopark volta a aparecer no calendário da temporada 2019 da Stock Car neste fim de semana. Palco da corrida 500 que abriu o campeonato em 7 de abril, o travado e curto circuito cravado na cidade de Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, recebe a oitava etapa do ano e traz uma aura de otimismo aos pilotos da Shell, que ostentam bom retrospecto no traçado de apenas 2.278 m.
Para Átila Abreu, o fim de semana é especial porque marca seu reencontro com o Velopark. Foi lá que o sorocabano sofreu um forte acidente que resultou em lesões que o tiraram de combate das duas primeiras etapas do campeonato, com o #51 voltando apenas em Goiânia, em maio.
Curiosamente, Átila tem um bom histórico em Nova Santa Rita, com direito a quatro pódios e uma vitória, conquistada em 2011. Galid Osman, por sua vez, venceu pela primeira vez na Stock Car correndo no Velopark, em 2014.
Ricardo Zonta alcançou um lugar no pódio no ano passado, enquanto Gaetano di Mauro, logo no seu primeiro fim de semana como piloto titular da Shell Helix Ultra, fez grande classificação e garantiu um lugar no Q3.
Com apenas 2,278 km de extensão, o traçado da pista gaúcha é o menor que a Stock Car visita na temporada. A pista é em sentido anti-horário e possui 11 curvas, quatro para a direita e sete para a esquerda. A etapa marca o retorno do formato de rodada dupla, após a Corrida do Milhão com apenas uma prova.
A transmissão começará às 11 horas deste domingo, ao vivo pelo SporTV. O classificatório deste sábado será mostrado, também ao vivo, pelo Globoesporte.com, a partir das 13h30.
Os treinos livres terão transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook oficial da categoria, a partir das 10h25 de hoje.