O programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo” foi lançado nesta semana pelo governo estadual. O objetivo é promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.
Neste primeiro momento os interessados devem acessar o site do programa www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br para manifestar interesse em participar de capacitação. As inscrições vão até o próximo dia 16. A partir da demanda, o governo estadual definirá quais os cursos serão realizados e em que cidades. No caso da pessoa não conseguir fazer o cadastro, equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro poderá auxiliá-la.
“A proposta de criação do programa passou pelo conselho gestor da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do qual participo”, comenta Paulo Meyer, assessor dos direitos da pessoa com deficiência de Rio Claro, que esteve no lançamento do programa. “O programa traz um trabalho inclusivo em que não é realizada somente a captação de currículos de pessoas com deficiência, mas também é disponibilizada qualificação, além do compromisso de acompanhamento ao indivíduo após sua inserção no mercado de trabalho”, acrescenta Meyer.
Em todo o estado, serão oferecidas 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência.
Célia Leão, secretária do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, enfatizou que “o fato da pessoa com deficiência trabalhar dá a ela condições de ter melhor qualidade de vida e de ajudar a cuidar da sua família. Quando as famílias vão bem, a sociedade também vai melhor”, observou Célia.
Mais informações podem ser obtidas no site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br.