Ato cívico foi realizado em Rio Claro na manhã de sexta-feira (6) em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, celebrada no sábado, 7 de setembro. Autoridades civis e militares participaram da solenidade, na qual foram cantados os hinos Nacional, de Rio Claro e da Independência.
“A data nos chama à reflexão da independência do Brasil e do que temos feito para a independência que queremos e isso se dá a partir de atitudes que fazem a diferença”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Temos trabalhado com outras esferas de governo e instituições para realizações que favorecem o desenvolvimento de Rio Claro”, acrescentou o prefeito Juninho, observando que essa é uma luta de todos, em que é fundamental que haja uma sociedade fortalecida.
André Godoy, presidente da Câmara Municipal destacou a importância das instituições. “Cabe-nos valorizar a história e o civismo e as instituições são fundamentais para que tenhamos consciência civil”, observou Godoy.
Retrospecto da Independência do Brasil foi lembrado por Pedro Zonta, presidente do Clube 21 Irmãos Amigos, que na solenidade esteve acompanhado da esposa Marcia Zonta. “A data é um marco na história do Brasil, relatada em livros, e é importante que todos a conheçam, porque é conhecendo o passado que se faz o presente e se constrói o futuro”, discursou Zonta.
Atiradores do Tiro de Guerra fizeram a entronização das bandeiras, iniciando o ato cívico, que também teve participação de alunos da escola Marcelo Schmidt.
Também estiveram presentes os vereadores Geraldo Voluntário, Irander Augusto e Adriano La Torre; Marco Antonio Bellegamba, secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário; o ex-deputado Aldo Demarchi; delegado Rodrigo Marcelo Porto; tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar do Interior; tenente Larissa Marcucci Sanches, da Polícia Militar Rodoviária; tenente Fábio Henrique Giovani, do Corpo de bombeiros; subtenente Wagner Firmino da Silva, do Tiro de Guerra; subtenente Robinson Alexandre Boeck, do Tiro de Guerra; Rosana Aparecida Magri e Sérgio Luiz Magri, do Lions Clube de Rio Claro; e pastor Wagner Geraldo Tscherne, presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Rio Claro.