Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Em Audiência Pública, ITESP explanou sobre regularização fundiária no Vale do Ribeira
O Centenário entrou em contato com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) para averiguar os resultados da Audiência Pública que aconteceu em Miracatu-SP, sobre as regularizações fundiárias do Vale do Ribeira. A atividade, conforme publicado nas páginas do periódico, aconteceu no dia 27 de agosto. “A audiência pública em Miracatu foi organizada pela Secretaria de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal.
A Fundação Itesp foi convidada para participar do evento e, na oportunidade, explanou o trabalho de regularização fundiária que faz no Vale do Ribeira, por meio da Lei Estadual nº 16.475/2017. Essa nova lei possibilita a regularização de posse de áreas não superiores a 15 módulos fiscais (áreas de até 240 hectares na região administrativa de Registro e áreas de até 330 hectares na região administrativa de Itapeva) em terras devolutas estaduais ou em ações discriminatórias no Vale do Ribeira e Alto Vale.
A Lei possibilita também a regularização de posse de interesse social de áreas de até 4 módulos fiscais (áreas de até 64 hectares na região administrativa de Registro e áreas de até 80 hectares na região administrativa de Itapeva)”, informou em nota. Vale destacar que o vice-ministro da Agricultura, Nabhan Garcia, esteve presente na reunião no dia 27, em Miracatu.
Senai
A vereadora Maria do Guilherme (MDB) participou de reunião na terça-feira (3) com o diretor do Senai, Marcelo Costa. Na ocasião, conforme informou a parlamentar, foi discutida a proposta de 80 mil vagas para o Estado de São Paulo, além dos cursos que serão oferecidos ainda este ano. “A Silvia Venturolli, Sergio Guilherme e Thais Lopes, da Fundação Ulysse Guimarães, me acompanharam e apresentaram cursos que a Fundação oferece”, disse a emedebista ao salientar que foi debatido o tema da inclusão de alunos com deficiência ou transtornos.
“Planejamos algumas ações já para o final do ano e outras para o ano que vem. Logo postaremos todas as novidades e oportunidades de cursos nas áreas de alimentação e gastronomia”, finalizou. Os cursos gratuitos que já estão abertos em Rio Claro para pessoas que estejam desempregadas são: instalação e manutenção de redes de água fria, manutenção em instalações elétricas, soldagem eletrodo revestido em aço carbono e técnicas de lubrificação.
Corumbataí
Na quarta-feira (4), a Câmara de Corumbataí homenageou com a Moção de Aplausos e Reconhecimento profissionais de educação física da rede municipal e alunos. A iniciativa foi do presidente do Legislativo, Henrique Macedo Neto, o professor Ju (Democratas), que também atua na área. “A homenagem foi em razão do Dia do Professor de Educação Física, no dia 1º de setembro. Nós sabemos da importância desse profissional, sobretudo para o município de Corumbataí”, disse.
O prefeito Leandro Martinez (Democratas) também parabenizou os homenageados. “Nós utilizamos muito esses profissionais e são fundamentais para o nosso dia a dia”, enfatizou o prefeito. Foram homenageados: Moisés Mesquita, Márcio José Nucci, Carlos Eduardo Baroni, Lucas Argeu Afonso, Juliano Tavares de Souza, Letícia Chervi, Filipi Garcia Ribeiro Teixeira Pinto, e os alunos Alex Bortolin, João Marcos Martins da Silva, Eduardo de Lima da Silva, Sidnei Benedito da Silva e Leandro Sampaio de Almeida.