Sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi deflagrada, nessa quarta-feira (4), a Operação Luz na Infância 5, com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.
A operação tem como alvo 105 mandados de busca e apreensão, no Brasil e em mais seis países, de arquivos com conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes. A operação conta com a participação da Polícia Civil de 14 estados do Distrito Federal, Polícia Federal e agentes de segurança dos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador.
“As pessoas são surpreendidas na posse de material, disseminando informações de alguma maneira”, reforçou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Até às 10h30, 31 pessoas foram presas em flagrante, sendo 30 no território brasileiro e uma no estado americano de Michigan.
Moro relembrou ainda que é a segunda vez este ano, em menos de seis meses, que o MJSP, por meio da Secretaria de Operações Integradas, aprofunda a integração entres as polícias estaduais e federais nessa temática. “Estamos aqui novamente para falar dos resultados da operação que tem um foco extremamente relevante em proteger as crianças e adolescentes da exploração sexual e da pornografia”, disse.
A metodologia da operação, desenvolvida no Brasil, tem sido aprimorada e replicada internacionalmente pelas polícias de outros países “Uma das estratégias para obtenção de resultados bem-sucedidos é realizar a operação simultaneamente.”