Novos aspectos foram implementados nos ambientes que antes contavam apenas com as tradicionais cadeiras, os instrumentos e o profissional. Apesar das inovações do segmento das barbearias, é possível encontrar vários estabelecimentos que mantêm o mesmo estilo daqueles do passado.
No mesmo ponto há 30 anos está o barbeiro Sérgio Luiz Garcia, mas a profissão chegou muito cedo para ele. Aos nove anos, quando morava na capital e quando era permitido menores trabalharem, estava lá, auxiliando profissionais em uma barbearia. Aos 13, já comandava a navalha. “Eu comecei porque era permitido e ajudava em casa porque as coisas eram difíceis. Com o tempo, fui me aprimorando com cursos nas escolas mais famosas da época. Criei meus filhos, construí minha vida, tudo com minha tesoura. É muito satisfatório”, contou.
Tem espaço para todos. Com esta frase, Sérgio, com trajetória de 58 anos, mostra que não se intimidou com as novas tendências, apoia e acha necessário. “É uma boa, tem muito desemprego, o jovem, às vezes, não tem onde trabalhar, faz um curso, monta o salão e defende honestamente. A gente não pode reclamar, é direito deles, eu comecei jovem e estou até hoje.
É geração nova, é interessante esses locais que trazem outros atrativos. É bom para todo mundo, tudo que é honesto temos que apoiar. Eu gosto de trabalhar no meu ritmo, atendo a velha guarda que se fidelizou, mas aparecem os mais novos também”, avaliou.
Em uma das barbearias tradicionais de Rio Claro, é possível verificar uma das relíquias do segmento. Uma cadeira, de aproximadamente 105 anos, que ainda é utilizada. Ela está no mesmo local há mais de 70 anos.
MODERNIZAÇÃO
Aquela ideia de que os homens não se cuidam ficou no passado, eles estão cada vez mais antenados com o mercado da moda e beleza. Segundo informações divulgadas pelo Euromonitor Internacional, por meio de uma pesquisa, aponta que o mercado de beleza masculina no Brasil praticamente dobrou nos últimos cinco anos e segue para uma liderança mundial no segmento até 2021.
Com isso, o que não ficou no esquecimento e ganhou um ar moderno foram as barbearias, que até poucos anos apresentavam apenas a identidade tradicional, mais antiga, de estabelecimentos com cadeira e itens necessários para fazer barba, cabelo e bigode. Com o setor promissor e para oferecer um ambiente diferenciado aos clientes, diversos profissionais têm investido em espaços diferenciados e com mais atrativos.
E os resultados confirmam a aceitação do público. Entre 2012 e 2016, ainda de acordo com a Euromonitor International, o faturamento das barbearias registrou crescimento de 539% no Brasil.
Há oito anos no mercado das barbearias, o profissional Rogério Préo precisou ampliar sua barbearia para atender a demanda dos clientes. Procurou um ambiente mais espaçoso e deu um toque especial na decoração, porém, não quis apostar em mesas de sinuca ou videogames, como muitos estabelecimentos do ramo. “A concorrência, hoje, é muito grande não só pelo espaço físico, mas também pelo atendimento e pelo conhecimento na função que vai exercer.
Eu não aposto muito nos atrativos e sim no atendimento, serviço de qualidade e fazer a pessoa sair satisfeita”, disse. Mesmo assim, a nova barbearia conta com um espaço mais aconchegante e com bebidas para receber os clientes. A minha decoração, hoje, não é uma decoração tão poluída. São placas e objetos, sem chamar muito a atenção. Estamos voltados para o público masculino de um jeito moderno, sem perder a tradição”, explicou.
O barbeiro avalia ainda que o número de profissionais aumentou devido ao desemprego. “É um curso rápido, acredito que muito procuram por necessidade e depois se identificam, assim como eu, que amo meu trabalho, e vai se aperfeiçoando na área”, relatou.
Quem se apaixonou pela profissão e hoje atua em sua própria barbearia é Silvio Santa Lucia, que há dois ano e meio resolveu apostar no segmento. “A barbearia se tornou uma tendência, eu sou apaixonado pela minha profissão. Ainda mais que os homens estão abertos para expressar seu visual, estilos e cuidados pessoais. É um mercado que vem crescendo e o destaque é barba, cabelo e bigode, dentre outros procedimentos químicos para mudar e compor um visual bacana para o seu dia a dia”, observou.
Há oito meses, a aposta foi instalar sua barbearia em um ambiente que oferece diversos serviços e ele garante que deu tão certo que se tornou ponto de encontro dos amigos. “Minha barbearia fica no mesmo complexo da loja e oficina de motos Pub Motos. É um universo sobre duas rodas, que reúne todos os estilos de motos e marcas. Agrega serviços, amigos e cerveja gelada. Ajudou muito ter tudo no mesmo ambiente, como barbearia, estúdio de tatuagem, loja e oficina de motos”, comemora o sucesso.
A proposta foi otimizar o tempo dos clientes. “A ideia é que a pessoa que vai aguardar uma manutenção rápida ou lavagem de motos aproveite esse tempo para realizar outras atividades e, assim, tornar seu dia mais produtivo. Os clientes aprovaram e acharam interessante, justamente pela praticidade”, evidenciou o proprietário do Pub Motos, Fernando José Martins.