A penúltima etapa da temporada 2019 da Indy teve Matheus Leist entre os principais destaques em Portland. O piloto gaúcho conquistou um oitavo lugar depois de largar da 21ª colocação no circuito misto de Oregon. Leist fez uma ótima largada ao fugir de acidentes e pular para 13º.
Durante a corrida, o piloto da Foyt ainda andou duas vezes entre os seis primeiros, chegando a ser o segundo colocado na 43ª volta da prova.
“Foi uma corrida muito difícil, mas muito boa para nós aqui em Portland. Nós optamos por fazer uma estratégia diferente e funcionou muito bem. Tivemos que economizar combustível durante a maior parte da corrida e mesmo assim nós mostramos consistência para ficar entre os dez primeiros, então fiquei bastante feliz”, disse Leist.
Esse foi o segundo top-10 do piloto gaúcho no ano. Seu melhor resultado na temporada foi no GP de Indianápolis, sob chuva, com um quarto lugar conquistado também em um circuito misto. Campeão da F3 Inglesa em 2016, Leist venceu três corridas na Indy Lights em 2017 e faz sua segunda temporada completa na Indy em 2019 com a Foyt.
Will Power reencontrou o caminho das vitórias. O australiano foi, de longe, o mais rápido da Chevrolet no final de semana todo, mas foi parar na ponta da corrida quando a Ganassi deixou Scott Dixon na mão. O neozelandês, que liderava, perdeu três voltas com problemas e deixou a briga pelo título.
A segunda colocação ficou com Felix Rosenqvist, que fez mais uma apresentação extremamente competente em circuitos mistos. Completando o pódio, apareceu Alexander Rossi, em um resultado que seria muito bom mais cedo no campeonato, mas que não é dos mais perfeitos com apenas uma prova para o final do campeonato. De toda forma, o americano reassumiu a vice-liderança.
Colton Herta brigou do jeito que deu, mas teve um desgaste dos pneus maior que o dos rivais e teve de se contentar com a quarta posição, sem atacar muito o quase companheiro Rossi. Muito mais cauteloso que o normal, Josef Newgarden fugiu de qualquer tipo de confusão, evitou todo e qualquer enrosco e salvou um quinto lugar que o deixou com a mão na taça.
A última etapa da Indy em 2019 será realizada em Laguna Seca, circuito em que Leist correrá pela primeira vez no dia 22 de setembro.