Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Deputado destina emenda de R$ 200 mil para o setor de saúde de Rio Claro
O município de Rio Claro conquistou mais R$ 200 mil para investimento no setor de saúde. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Reinaldo Alguz, a pedido do vereador Thiago Japonês (PSB). O anúncio sobre a emenda foi feito pelo próprio deputado, que foi recebido pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), nessa sexta-feira (30), no paço municipal.
O dinheiro será utilizado em melhorias e adequações na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão. “Agradeço o deputado por lembrar de Rio Claro entre 645 municípios paulistas e destinar essa emenda que vai nos ajudar a melhor atender a população na UPA”, comenta Juninho, salientando a importância das parcerias para minimizar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.
O deputado agradeceu o vereador Thiago Japonês por ter feito o pedido da emenda que resultou em recursos para Rio Claro e cumprimentou os gestores municipais pelas melhorias na saúde. “Agradeço ao Thiago, que fez a reivindicação para melhor atender a população, e cumprimento o prefeito Juninho e a secretária Clélia, que estão transformando e humanizando o atendimento à população na área de saúde”, disse. Thiago Yamamoto também agradeceu o parlamentar.
“Agradeço o deputado pelo carinho demonstrado por Rio Claro ao destinar essa emenda que vai beneficiar a comunidade”, destaca. Para a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer, o dinheiro da emenda dá continuidade a uma série de investimentos feitos pela prefeitura, como inauguração de seis unidades de saúde, aquisição de novos aparelhos de Raios-x, implantação da segunda base do Samu, entre outros.
Depois de 48 anos de criação, Lago Azul pode passar por mudança
Desde sua criação, em 1971, o Lago Azul se tornou um importante ponto de econtro da comunidade rio-clarense. As últimas administrações tentaram revitalizar o espaço. Mas as tentativas não surtiram resultados.
Neste mês, o prefeito João Teixeira Junior (Democratas) anunciou que pretende fazer parceria com o Sesc para que assuma o local. A medida pode mudar a cara do espaço.
Ao Centenário, o democrata afirmou que o poder público não possui recursos para investimentos. Deste modo, adiantou que, caso o Sesc não se interesse, vai continuar buscando apoio da iniciativa privada.
Emendas em projetos de lei de doação do prédio ao Estado e atividade delegada são apresentadas
Vereadores acrescentaram emendas nos projetos de lei 62/2019, que autoriza a doação da área atrás do Mc Donalds ao governo do Estado para a construção do prédio do 37º Batalhão de Policia Militar; e no projeto 94/2019, que autoriza a celebração de convênio com o governo estadual para criar a gratificação a policiais militares, a denominada atividade delegada. As matérias serão votadas na sessão desta segunda-feira (2).
A primeira emenda acrescenta o artigo 3º no PL 62/2019, e estabelece no máximo cinco anos para o início da construção do prédio da unidade da Polícia Militar e dez anos para sua conclusão. Já a emenda do PL 94/2019 estabelece que os recursos para pagamento da atividade delegada serão autorizados somente em casos de verbas de emendas parlamentares ou excesso de arrecadação. Os assuntos foram temas de reportagens do Diário do Rio Claro durante a última semana.
De novo
O governo federal alterou o decreto que proibia as queimadas em todo o país durante o período da seca, e passou a permitir queimadas para fins agrícolas fora da Amazônia Legal. Com isso, esse tipo de queimada permanecerá proibido apenas no perímetro da Amazônia Legal, que compreende todo o território de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, além de parte do Maranhão. A mudança consta de uma edição extra do “Diário Oficial da União” publicada na sexta-feira (30).
Indefinido
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) diz ter orçamento suficiente para garantir que o pagamento das bolsas referentes a agosto caia até a próxima sexta-feira (6) nas contas dos 79.538 bolsistas ativos. A verba para pagamentos a partir de setembro, porém, ainda não está garantida.