As sessões ordinárias do Parlamento Jovem (PJ) de Santa gertrudes tiveram início nessa terça-feira (27), com a apresentação de 24 proposituras. A maioria direcionada à área da Educação, com solicitações de aulas de línguas estrangeiras e extracurriculares, e segurança, entre várias, além de ações de preservação ao meio ambiente, asfaltamento e iluminação.
O vice-presidente, vereador Yan Louback, abriu os trabalhos. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a primeira secretária, Rebeca Vitória da Silva, fez a leitura da Ordem do Dia. Deu entrada o requerimento apresentado por Kaique Rafael da Silva solicitando a instalação de tabelas na quadra de esportes da Emef “João Rufino”. O documento foi votado e aprovado por unanimidade dos presentes.
A vereadora Bianca dos Reis Bitencourt apresentou 17 Indicações solicitando implementar aulas extracurriculares nas escolas; ações para melhorar a segurança nos colégios; aulas de Espanhol e Filosofia na grade curricular da Rede Municipal; professores para aulas de reforço no período inverso das aulas; ações de reflorestamento na cidade; reforma no prédio da antiga estação ferroviária; operação tapa buracos e reparo do asfalto nas ruas e avenidas; criação de uma escola municipal de natação; a Prefeitura oferecer transporte para passeios escolares; implantação de enfermaria nas escolas; oferecer internet de maior velocidade aos estudantes; ações que visem melhorar a segurança na cidade; à Secretaria de Educação, que desenvolva um portal virtual dos alunos, contendo informações como frequência, notas e histórico escolar; reforma da piscina “Liana Mungai”; melhorias na iluminação urbana; e a retomada do fornecimento de apostilas aos alunos e aulas de informática.
Kaique Rafael solicitou a instalação de tabelas de basquetebol nas quadras das escolas que não dispõem; e Ana Júlia Ceregatto sugeriu a criação de um grêmio estudantil na Emef “Edna Teresa Fiorio”.
Victor Andrade Sant´Anna indicou a construção de rampas de acessibilidade e instalação de barras nos banheiros das escolas. Yngrid Vitória Dias reivindicou a montagem de laboratório de ciências e propôs que seja instalado em uma das salas das escolas; e um psicólogo para atender nas unidades escolares.
Yan Louback apresentou Indicação à Presidente do PJ, indagando sobre a possibilidade de o Parlamento desenvolver projetos sociais nas escolas municipais, tendo como fundamento “estimular os jovens à solidariedade”, podendo ser desenvolvido trabalhos como arrecadação de alimentos para doação a entidades e plantio de árvores.