Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Vereador de Rio Claro pede apoio a deputado para volta de trens
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) entregou ao deputado estadual Rafa Zimbaldi, presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa do Estado de SP, ofício solicitando apoio e que ele possa interceder junto ao secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, para que o projeto de Trem Intercidades possa ser estendido até o município de Rio Claro.
A retomada do transporte de passageiros vai viabilizar na primeira etapa a interligação entre São Paulo e Campinas e na sequência o trecho até Americana. Diante disso, o poder público, entidades e sociedade civil estão se mobilizando para que Rio Claro também seja contemplado neste projeto. No Poder Legislativo, Julinho Lopes é o vereador que está à frente dos trabalhos, articulando com as instituições locais e agentes políticos da esfera estadual.
Em reunião com o advogado Irineu Prado, que também representa a OAB, Julinho Lopes retomou as tratativas realizadas nos anos anteriores para que assim o Movimento Pró-Trem Intercidades em Rio Claro ganhe força neste momento em que o governador do Estado sinaliza a reintegração da ferrovia em alguns trechos. “Rio Claro já possui um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas, expondo o anseio da população. Este documento fortalece a solicitação junto ao poder público e também mostra à iniciativa privada o grande potencial”, destaca o parlamentar.
Fake news
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que, entre outros assuntos, vai apurar notícias falsas durante as eleições de 2018, a CPI das Fake News, será instalada na próxima semana, anunciou nessa quinta-feira (29) o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele adiantou que a presidência do colegiado caberá a um senador, e a relatoria será de um deputado. Os escolhidos serão anunciados já na próxima segunda-feira (2).
Segurança
O governo federal lançou nessa quinta-feira (29) o projeto Em Frente, Brasil, que tem como objetivo o enfrentamento à criminalidade violenta por meio de forças-tarefas, a partir de ações conjuntas entre a União, os estados e os municípios. O projeto-piloto será implementado em Ananindeua (PA), Goiânia, Paulista (PE), Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR).
Serão investidos R$ 20 milhões para financiar as atividades, sendo R$ 4 milhões para cada município ao longo dos próximos seis meses.Vale destacar que os municípios não são os mais violentos do país, mas o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que os números são altos.