Com atenção em saúde, lazer, alimentação e atividades físicas, os centros dias do idoso de Rio Claro atendem 125 pessoas que não têm com quem ficar durante o dia. Esse serviço foi ampliado pela prefeitura no ano passado com a implantação do Centro Dia do Idoso no Jardim Esmeralda. “A região sul apresentou grande crescimento nos últimos anos, daí a necessidade de levarmos equipamentos públicos para mais perto dessa população”, afirma prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que recentemente a prefeitura também criou a Patrulha do Idoso e o Núcleo de Orientação ao Idoso.
No Centro Dia do Idoso “Edmundo José Velasco Castro”, no Jardim Esmeralda, 55 idosos são atendidos diariamente. O serviço foi implantado em 30 de agosto de 2018 e completa um ano nessa sexta-feira (30). Este é o segundo CDI do município, sendo que o primeiro, o Centro Dia do Idoso “Padre Augusto Casagrande”, foi inaugurado em 1999 e funciona na Vila Operária.
“O cuidado com as pessoas é o que nos motiva a trabalhar sempre”, destaca o prefeito Juninho. O Centro Dia do Jardim Esmeralda, na região sul de Rio Claro, foi implantado para possibilitar melhor qualidade de vida aos idosos. “Para nós é muito importante acompanhar os resultados deste serviço e verificar a alegria dos idosos, que têm no centro um local seguro e acolhedor para passar o dia”, acrescenta o prefeito Juninho.
O CDI “Edmundo José Velasco Castro” tem capacidade para atender 60 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, e cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades de vida diária, tais como alimentação, mobilidade e higiene.
“Esses idosos ficam durante o dia na unidade, participam das atividades, e retornam para suas casas, sem que haja perda do vínculo familiar”, observa Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social. O Centro Dia possui banheiro adaptado, sala de convivência com TV e área de descanso.
O prédio para a instalação do serviço foi construído pela prefeitura e contou com recursos do governo estadual, que destinou R$ 500 mil ao projeto, por meio do programa “São Paulo Amigo do Idoso”. A inclusão de Rio Claro no programa foi viabilizada pelo deputado estadual Aldo Demarchi.
O CDI da região sul fica na Rua 11 nº 1710, Jardim Esmeralda, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. A administração é feita pelo Instituto Viver e Conviver, sob a supervisão da prefeitura. A solicitação de vaga pode ser feita por demanda espontânea, diretamente no Centro Dia do Idoso, com os documentos pessoais do solicitante, ou por busca ativa e encaminhamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Outros serviços compõem a rede de proteção ao idoso em Rio Claro, com políticas públicas que vêm sendo realizadas pelo município. A atenção se estende aos grupos de terceira idade. São 80 grupos cadastrados no município, e todos contam com amplo apoio do poder público no acolhimento aos idosos.