Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DO-e) dessa segunda-feira (26) dois autos de infração da Vigilância Sanitária (Visa) contra a UPA do Cervezão e o PSMI da Santa Casa.
Na unidade de saúde do Cervezão, o documento aponta a ausência de cadastro do equipamento do Raio-X na Vigilância Sanitária, falta de projeto arquitetônico aprovado, além não possuírem laudos de Levantamento Radiométrico, testes de Controle de Qualidade e Testes de Radiação de Fuga.
Já no PSMI da Santa Casa, a autuação se refere a não manter as instalações físicas dos ambientes externos em boas condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza.
Em entrevista ao Centenário, a secretária de Saúde, Maria Clélia Bauer, esclareceu que ambas as autuações foram aplicadas logo quando assumiu o cargo e que a regularização dos espaços foi realizada, na medida do possível. “No caso dos Raio-X, por exemplo, quando da troca do equipamento, foi preciso fazer um laudo radiométrico, que leva tempo, mas a Vigilância resolveu autuar. E tudo depende de contratação de serviços”, destacou.
“Já apresentamos recursos com toda a documentação para a regularização, na medida do possível, já que, na questão do projeto arquitetônico, por exemplo, precisa de licitação”, explica.
A secretária afirma ainda que foram colocados responsáveis técnicos para os equipamentos e nos próximos dias será publicado no DO-e todas as ações de regularização.
Ela enfatizou que as normas de promoção, prevenção em saúde também serão publicadas. “Muitos usuários do sistema fumam na área externa das unidades, o que prejudica a área de saúde. Teremos uma campanha neste sentido”, finaliza.