A segunda temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita propõe levar ao público de São Paulo toda a beleza e sonoridade da polifonia característica do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários.
O SESI Rio Claro é uma das 15 unidades agraciadas com apresentações, recebendo em seu palco o Brassampa, Entre Prosa e Canto e Duo Auleum. Os concertos acontecem entre dias 29 e 30 de agosto, quinta e sexta-feira, às 20 horas, enquanto no dia 31 de agosto, sábado, acontece unicamente às 19h30h, abertura com a Camerata do Núcleo de Música do SESI-SP de Araras. Os ingressos são gratuitos, com reservas feitas pelo sistema Meu SESI, o www.sesisp.org.br/meu-sesi.
Confira a programação das apresentações em Rio Claro:
Quinta-feira (29), às 20 h:
Brassampa – Visando retomar a história da Música Clássica de forma cronológica, a partir do essencial erudito, o quinteto Brassampa apresenta há mais de 10 anos canções de musicistas indispensáveis, como Johann Sebastian Bach, Carlos Gomes, Alberto Ginastera e Heitor Villa-Lobos.
Eles também ressaltam a evolução da sociedade com seu repertório rico. Composto por instrumentos de metais, o quinteto realiza concertos descontraídos, onde a musicalidade e seriedade do erudito entram em contraste com a informalidade de interagir com o público.
Sexta-feira (30), às 20h:
Entre Prosa e Canto – Pedaços de Espanha – Canções de Manuel de Falla e Federico García Lorca são interpretadas neste recital inspirado na rica cultura e história espanhola. Entre declamações poéticas e interpretações musicais, relatos da vida na Espanha e traços sobre a cultura hispânica são expostos em harmonia com o violão.
As composições de Federico García Lorca e Manuel de Falla retratam cenários pitorescos, onde moças fazem a colheita de azeitonas e os ciganos são enaltecidos. Além de exaltar a riqueza hispânica, Entre Prosa e Canto traz aos palcos a beleza da poesia europeia e da música com temática campestre.
Sábado (31), às 19h30:
Duo Auleum – A Influência do Rococó Alemão na Inglaterra do século XVIII – O rococó alemão de Johann Christian Bach transportado para nosso século de forma didática. Influenciados pelo estilo artístico contraposto ao clássico barroco, representado musicalmente pelo alemão Johann Christian Bach, o Duo Auleum se propõe a apresentar ao público uma mistura sinestésica audiovisual, onde instrumentos utilizados na época trazem sua magnitude sonora para os dias atuais, com a viola da gamba, cravo e virginal.