Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Feena atuaram no combate a mais um incêndio dentro da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade. Foram mais de duas horas para combater e evitar que fogo se alastrasse e também no trabalho de rescaldo. Para a área acessível foi utilizado o carro do Corpo de Bombeiros. Onde não foi possível chegar, as equipes utilizaram abafadores e mochilas costais. Segundo o Gestor da Feena, Rodrigo Campanha, que também atuou no local, a mesma área já foi atingida em data recente.
No total, somente neste ano, foram 15 ocorrências de incêndios dentro da Floresta que atingiram uma área total de 20 hectares. Na tarde dessa terça-feira, uma média de três hectares foram atingidos.
“O fogo nessa borda atinge o capim. Não pegou as copas das árvores, mas prejudica a revegetação natural, atrasa a recomposição, atinge pássaros e outros animais que podem estar no local”, alertou o Gestor sobre o prejuízo ambiental.
Mais uma vez, a suspeita é de incêndio criminoso. “Estamos com trabalho de investigação, juntando o máximo de informações para encaminhar para a Polícia Civil e Polícia Ambiental para ver que tipo de usuário está cometendo esses delitos na Floresta”, destacou Campanha.
INCÊNDIOS
No mês de julho deste ano, o Corpo de Bombeiros de Rio Claro atendeu 20 ocorrências de incêndios de médio e grande portes em diversas partes da cidade. Os danos são muitos para o meio ambiente e para a saúde, principalmente para o surgimento dos problemas respiratórios. Para quem vive próximo a essas áreas de incêndios, os incômodos são ainda maiores e algumas medidas de proteção devem ser tomadas como, por exemplo, fechar janelas e portas e umidificar o ambiente de casa, além de ingerir muita água, o que pode ajudar a evitar os prejuízos.