Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Depois de explosão em transformador, sindicato fiscaliza empresa hoje
O diretor da subsede Rio Claro do Sindicato dos Vidros, Caiubi Henrique do Nascimento, informou à reportagem do Centenário que será feita fiscalização nesta sexta-feira (16) na empresa onde três trabalhadores foram vítimas de uma explosão de um transformador de energia. “A fiscalização acontece às 8 horas na Owens Corning”, conta.
O sindicalista relata que o acidente aconteceu na última sexta-feira (9), por volta das 15 horas. “Ainda não temos todas as informações sobre como ocorreu. Mas sabemos que eram três trabalhadores terceirizados que trabalhavam na subestação de energia da empresa, que fica em uma sala. O transformador explodiu e eles tiveram queimaduras nas mãos. Dois eram de Rio Claro e um de São Paulo, mas já estão liberados”, declarou.
Mês da Advocacia
Na próxima terça-feira (20), tem início a Semana Jurídica da OAB Rio Claro. O evento prossegue até o dia 22 e será realizado em comemoração ao Mês da Advocacia. A atividade contará com três palestras: Processo penal: a legalidade como garantia; A crise do Direito do Trabalho e os desafios da nova advocacia; e Democracia e regime de governo. As palestras são voltadas para profissionais e estudantes de Direito, das 19 às 22 horas, na Casa da Advocacia. A participação é gratuita.“A programação foi montada para promover reflexão sobre temas da atualidade, que permeiam a rotina dos profissionais do Direito e impactam a vida da sociedade brasileira em geral.
Aproveitamos o Mês da Advocacia para incentivar o debate e a atualização profissional”, diz Mozart Gramiscelli Ferreira, presidente da da OAB Rio Claro. SIMPÓSIO: A programação da Semana Jurídica termina na sexta (23) com o II Simpósio de Direito Previdenciário, das 8 às 18 horas, na Faculdade Anhanguera. Estão previstas as palestras: Cálculos Previdenciários no Cumprimento de Sentença, com Sergio Geromes.
Em seguida, a palestra A importância das Sustentações Orais em Matéria Previdenciária, ministrada pela advogada Ana Júlia Moraes Avansi Osório. No período da tarde, a partir das 13h30, a palestrante Adriane Bramante de Castro Ladenthin fala sobre a Aposentadoria especial e seus aspectos polêmicos, seguida pela médico e advogado João Baptista Optiz Neto, que aborda o tema Perícia Médica. Encerrra o evento o especialista José Roberto Sodero Victorio com a palestra Recursos, pré-questionamento e precedentes. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (19) 3534-0414 ou pelo e-mail: rio.claro@oabsp.org.br.
Delação
A delação do ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma) aponta uma sucessão de ilícitos e propinas, que chegam a R$ 333,59 milhões, supostamente arrecadadas e repassadas por empresas, bancos e indústrias a políticos e partidos nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ele fala em ‘organização criminosa’ do partido e aponta situações relativas a um período de pelo menos 12 anos (2002-2014).
Palocci fechou acordo de delação premiada com a Polícia Federal na Operação Lava Jato. Ele foi preso em setembro de 2016, na Operação Omertà, e condenado pelo então juiz Sérgio Moro a 12 anos e dois meses de reclusão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.