A atual situação e os problemas estruturais na Escola Agrícola Engº. Rubens Foot Guimarães foram parar na internet com relatos de indignação. Em uma postagem, o desabafo de uma mãe que esteve na unidade e fotos que mostram teto danificado e caindo. A preocupação, inclusive, é com a segurança dos alunos com os danos nas salas de aula. Outros transtornos foram apontados, como piso danificado e árvores que precisam de podas.
Segundo informações, a parte elétrica também precisa de adequações.
A Escola Municipal Agrícola foi criada 1987. Tinha o objetivo inicial de atender menores carentes da zona rural e de bairros periféricos da cidade em horário inverso ao escolar, oferecendo aulas práticas de agricultura e aulas de reforço de português e matemática.
Por sua localização e área privilegiada, as características físicas da Escola Municipal Agrícola são distintas das outras escolas de ensino público. Sua paisagem diversificada conta com uma área destinada à agricultura para cultura de milho, legumes e hortaliças; uma destinada à suinocultura; e outra à ovinocultura.
São 12 salas de aula. Possui uma biblioteca, uma sala multimídia-brinquedoteca, um amplo refeitório, uma sala de informática, uma quadra poliesportiva, um campo de futebol, dois galpões de eventos, uma cantina, uma sala para diretoria, coordenadoria pedagógica, e outra para secretaria.
A Prefeitura Municipal oferece transporte escolar para todos os alunos, contando com dez linhas de ônibus que circulam pela cidade buscando os alunos em pontos próximos de suas residências. Atualmente, 250 alunos são atendidos na unidade.
PREFEITURA
Questionada, a prefeitura salientou que a Secretaria da Educação trabalha na elaboração de projeto e planilha orçamentária para reforma do prédio que abriga a escola agrícola.
Desde o início da atual administração, são 35 obras de reforma providenciadas pela prefeitura, sendo que 25 já foram concluídas. A partir de cronograma de prioridades, os serviços são realizados para atender as solicitações das escolas e as melhorias são feitas conforme a disponibilidade orçamentária. Além das obras de reformas e ampliações, a prefeitura providenciou 11 novas escolas. Três já foram entregues, sete estão em construção e mais uma deve ser iniciada.