A prefeitura de Rio Claro tem realizado intenso e constante serviço de limpeza em todo o município. Na quarta-feira (14), realizou ação intensificada de limpeza em três locais – Rua 17 com a Avenida 33, Bairro do Estádio; Rua Jacutinga, próximo ao pontilhão do bairro Santa Maria; e Avenida 88-A com a Rua 5, Parque Industrial.
O serviço foi executado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por intermédio do Departamento de Resíduos Sólidos. Grande quantidade de lixo, entulho, restos de poda e até dois sofás foram retirados desses locais.
“Uma minoria insiste em desrespeitar o meio ambiente, a cidade e grande parte da comunidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “São atitudes que dificultam e encarecem as ações de limpeza da prefeitura”, acrescenta.
A prefeitura disponibiliza à comunidade uma série de serviços gratuitos para o descarte correto de materiais, como a coleta de lixo domiciliar, feita três vezes por semana em todos os bairros; o serviço mensal de cata bagulho; a coleta seletiva, realizada uma vez por semana nos bairros; e os seis ecopontos, que abrem todos os dias da semana. Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, aos sábados, das 8 às 17 horas, e aos domingos e feriados, das 8 horas ao meio-dia.
“Com esses serviços e locais para o descarte correto de resíduos disponibilizados pela prefeitura, não há motivos para o descarte irregular de materiais”, destaca Ricardo Gobbi e Silva, secretário municipal de Meio Ambiente.
Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outras maneiras de descarte.
Os endereços dos ecopontos e calendários da coleta seletiva e cata bagulho estão disponíveis no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.
“Pedimos a colaboração de todos. Manter a cidade limpa não depende apenas do poder público, mas sim de todos nós”, ressalta Gobbi, acrescentando que os munícipes também podem denunciar os descartes irregulares, inclusive de maneira anônima.
As denúncias devem ser feitas pelos telefones 156, da Ouvidoria Municipal, ou 3522-1987, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, se possível, identificando os infratores ou principalmente as placas dos veículos utilizados nessas infrações.