A primeira sessão ordinária do semestre em Santa Gertrudes, realizada na quarta-feira (7), foi marcada por agradecimentos e cobranças, principalmente na área da Saúde, e preocupação com loteamento em local “não apropriado” para construções, por se tratar de área de alagamento.
Na pauta, deu entrada o Projeto de Decreto Legislativo, autoria do vereador Alexandro Souza Vieira, o Alexandro do Iporanga (PSC), propondo título de Cidadão Gertrudense ao 2º Tenente, PM Osvaldo José dos Santos; e o requerimento 20, homenageando com a Comenda “Emília Valsechi Valdanha”, o senhor Dinael Carlos Martins, Tenente Coronel, da Polícia Rodoviária, atual comandante do 3º Batalhão da Polícia Rodoviária, gertrudense de nascimento, iniciativa de Willian Bento (PTB).
LOTEAMENTO
Alexandro do Iporanga informou que os vereadores se reuniram com o prefeito para discutir ações, enfatizando que o diálogo entre os dois poderes é importante para que os projetos apresentados beneficiem todos, sem prejudicar, nem beneficiar grupos pequenos. O vereador lamentou que os projetos para novos loteamentos não “passem” pela Câmara, relatando que um loteamento, em fase de criação, próximo ao Pontilhão “Ruy Ribeiro de Almeida”, está em área de risco.
“O local é um pântano, não podemos pactuar com um empreendimento que possa causar problemas futuros de alagamentos, é melhor prevenir”, alertou. Levy Xavier Ferraz (PRB) concordou que o local não é apropriado para construções: “é um pântano, com nascentes, área de alagamento; não pode ter loteamento naquele local; e ainda tem funcionário da Prefeitura trabalhando contra a população”, sugerindo enviar ofício ao Prefeito informando a preocupação e cobrar providências.
UBS
Encerrando, Alexandro elogiou o prédio recém-inaugurado da UBS do bairro Indaiás, mas cobrando que é preciso contratar profissionais para atender no local, citando que a população pede médicos cardiologista e ortopedista, além de comunicar reclamações de que o aparelho de Raio X não está em condições de uso – imagem sem qualidade – prejudicando o diagnóstico, e cobrou a instalação do aparelho novo, enviado por emenda do deputado Jorge Caruso.
“Parabéns à equipe responsável pela nova UBS, ficou muito boa”, afirmou José Luis Vieira (Ratinho-MDB), relembrando que, em 2017, o deputado Caruso enviou R$ 200 mil para a compra do aparelho de Raio X: “o Deputado enviou mais uma emenda, de R$ 100 mil, que será gasta em exames médicos. Em comparação com outras cidades, a saúde nossa é de ótima qualidade e isso é reflexo do trabalho de prevenção”, afirmou. Isaias disse que o aparelho em uso está com problema, comprometendo a saúde da população.
PRAÇAS
Ratinho cobrou a implantação do projeto Praças de Alimentação: “em vários lugares, o projeto é um sucesso, as praças são bem cuidadas e a população pode usufruir do espaço, o Prefeito disse que ia implantar e até agora nada”, reclamou. Outros assuntos que voltaram à pauta do Vereador é a reestruturação de cargos e salários do funcionalismo: “há 10 anos venho cobrando, se não fizer, em pouco tempo a Prefeitura não vai ter dinheiro nem para pagar os salários”; obras na calçada do Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”; e campanha de conscientização de trânsito.
PEDIDOS
Marcelo Ferreira (PSD) apresentou Indicação solicitando pintura de sinalização de solo e lombadas, “em especial às existentes na Rua 1, Jardim Parque Industrial. Alexandro do Iporanga pediu instalação de sistema de som nas dependências do Velório Municipal. Antonio Carlos Candido,
O Gordinho (PTB), presidente da Casa, solicitou ao departamento competente que entre em contato com o loteador para que este realize vistoria e faça recapeamento urgente nas ruas e avenidas do Jardim D’Itália I, e reforma nos banheiros da quadra de esportes do Jardim Paulista.