Neste sábado (10), os cartórios eleitorais em Rio Claro vão funcionar em regime de plantão. O objetivo da ação, segundo a Justiça Eleitoral, é facilitar o atendimento do eleitor que não tem disponibilidade de horário durante a semana.
Tanto o cartório da 110ª ZE (Rua 8, 819, Avenidas 5 e 7) quanto o da 288ª ZE (Avenida 13, 634, Ruas 5 e 6) atendem das 8 às 13 horas.
Os eleitores podem fazer o agendamento do atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), mas não é obrigatório.
RETA FINAL
Em Rio Claro, os eleitores estão convocados a fazer a biometria em caráter obrigatório. Faltando pouco tempo para o fim do prazo, ainda não tiveram as digitais coletadas 58.843 dos 149.234 eleitores da cidade (39,43 %).
O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral. O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando tumultos, transtornos e demoradas filas.
“Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título”, informa.
CONSEQUÊNCIAS GRAVES
Com o título cancelado, o eleitor tem o CPF bloqueado e não pode conseguir empréstimos e financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.
Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.
DOCUMENTOS
São necessários os documentos: Documento de identidade, comprovante de endereço recente e título eleitoral, se tiver.
SEM CUSTO
A Justiça Eleitoral reforça que o cadastramento para todos os eleitores é gratuito.
MAIORES DE 70 ANOS
O chefe do cartório da Zona Eleitoral 110, Guilherme Taufic, reforçou que a biometria é obrigatória para todos os eleitores, inclusive os facultativos. “Os maiores de 70 anos não são obrigados a votar, pois o voto é facultativo, mas a biometria não segue a mesma regra, e por isso é obrigatória”, esclarece.
Taufic reforça que a biometria tem como objetivo fazer uma revisão no cadastro eleitoral e o cidadão que não estiver em ordem com a obrigação terá o título cancelado