Egresso da Unesp, o cartunista Camilo Riani ganhou homenagem do escritor Luis Fernando Veríssimo, que redigiu o prefácio do próximo livro do artista. A obra é produto do doutorado e do pós-doutorado que Riani desenvolveu até 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Rio Claro.
“Ainda custo a acreditar a cada vez que leio este texto tão carinhoso que recebi do ícone da literatura nacional. E sempre penso: ‘só pode ser piada’”, brinca o caricaturista, pintor e pesquisador Camilo Riani, ao comentar sobre o material que recebeu diretamente do consagrado escritor gaúcho.
O texto, enviado por Veríssimo como prefácio para o próximo livro de Camilo, faz referências ao trabalho artístico e científico do doutor em Educação pela Unesp, vencedor de mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais nas áreas de humor, design e ilustração.
“Tudo começou há mais de vinte anos, quando ele integrou um júri que concedeu uma de minhas primeiras premiações internacionais como caricaturista. Após esta premiação, houve diversos desdobramentos, como os papos marcantes em festivais, entrevistas, trocas artísticas e muito bom-humor”, relembra o artista-professor. “Apesar da famosa timidez do Veríssimo e de minha verborragia de sempre”, diverte-se.
No prefácio, o escritor de A Comédia da Vida Privada destaca que “Camilo Riani está no ramo de dar sentido ao mundo. Usa todas as técnicas e todos os recursos da arte para acrescentar à vida o que lhe falta”. No layout inicial da publicação, o texto completo é acompanhado da palavra ‘PREFÁCIL F V’, em referência bem-humorada à assinatura do escritor (LFV).
O novo livro de Riani, resultado de seus estudos de doutorado e pós-doutorado, com orientação do professor César Donizetti Pereira Leite, do grupo IMAGO (Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro), tem previsão para lançamento até 2020, dentro do segmento conhecido como ‘livro de arte’ e conta com pinturas, caricaturas e dezenas de composições visuais criadas pelo artista-pesquisador a partir de teorias de Foucault, Deleuze e Nietzsche, entre outros grandes nomes do pensamento mundial.
Na conclusão de seu doutorado, Riani publicou a ‘arte-tese’ intitulada ‘Caricatas: Arte-Rosto-Humor-Experiência’, constituída integralmente por composições visuais e imagens artísticas.
A obra foi contemplada com o mais importante prêmio latino-americano sobre estudos de artes gráficas: o Troféu HQ-MIX/2017 de Melhor Tese.
Por Assessoria Unesp