Com a presença de ex-prefeitos e outros políticos que marcaram época como gestores na administração pública municipal de Rio Claro, a prefeitura realizou nessa terça-feira (30) evento em comemoração aos 50 anos do paço municipal “Augusto Schmidt Filho”.
“Não estamos aqui hoje para homenagear prédio, paredes ou tijolos, e sim para fazer um reconhecimento a todos que deram sua contribuição à história de Rio Claro, dedicando tempo de suas vidas no expediente de trabalho neste prédio”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao destacar a presença dos ex-prefeitos. “É importante lembrar também de todos os funcionários que já passaram por aqui”, acrescentou Juninho.
A cerimônia reuniu várias autoridades que renderam homenagem ao ex-prefeito Álvaro Perin, que completou 92 anos de idade nessa terça-feira (30). “Hoje, é um dia muito especial e fico muito feliz em encontrar e rever amigos.
Revivo aqui a cerimônia de inauguração do paço municipal há 50 anos e agradeço a sensibilidade do prefeito Juninho de valorizar essa importante obra, um orgulho dos rio-clarenses”, declarou Perin, lembrando que a construção do prédio foi idealizada e iniciada em 28 de outubro de 1964 pelo ex-prefeito Augusto Schmidt Filho, a quem fez questão de homenagear como paraninfo da cerimônia de inauguração em 13 de julho de 1969.
O evento dessa terça-feira (30) recriou a cerimônia de inauguração desde o horário, às 10h15, até a apresentação da banda União dos Artistas Ferroviários e do coral Cidade Azul. Em 1969, Álvaro Perin entregou a Augusto Schmidt Filho um livro com as obras realizadas na administração de Schmidt.
O gesto foi repetido por Juninho da Padaria, que entregou a Perin um livro com obras realizadas entre 1969 e 1973, durante a gestão do ex-prefeito. Esse resgate da história foi feito pela equipe do Arquivo Público e Histórico, cuja superintendente, Monica Frandi Ferreira, organizou a comemoração.