O município alcançou 518 pontos no quesito Segurança Pública com grau médio de satisfação, ficando em 12º lugar em pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos).
Os dados referentes ao segundo trimestre de 2019 foram repassados a pedido do Diário do Rio Claro e mostram que 36% dos entrevistados consideram a segurança pública regular, 24% avaliam como péssima, 19% consideram boa, 18% ruim e 3% apontam como ótima.
Porém, no primeiro trimestre de 2018 a porcentagem de pessoas que considerava ruim ou péssima era maior, com 57%. De lá para cá, a avaliação negativa foi perdendo espaço e reduziu para 42%.
A PESQUISA
O levantamento foi feito em 12 cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Piracicaba. Em cada município foram ouvidos 400 entrevistados. A margem de erro para cada cidade é de 4,8%. Para o resultado geral, considerando 4.800 entrevistas, a margem de erro é menor: 2%.
A Indsat busca compreender a percepção dos moradores em relação à sensação de segurança no município.
O setor pode ser relacionado com outros, como Iluminação Pública, Geração de Empregos e Qualidade de Vida, por exemplo, informa o Instituto, que também analisa a Guarda Municipal separadamente. Para medir a satisfação, os moradores utilizam os critérios avaliativos de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo para opinar sobre 16 áreas na cidade.
RANKING
Em primeiro lugar no Ranking aparece a cidade de Cordeirópolis, com 720 pontos e Alto Grau de Satisfação. A segunda colocada é São Pedro, com 671 pontos e também com Alto Grau de Satisfação. Na sequência estão Capivari, com 634 na pontuação, Conchal, 627, e na quinta posição Santa Gertrudes, com 621 pontos e Grau Médio de Satisfação, assim como Rio Claro.