O grave acidente foi registrado por volta de 12h50 dessa terça-feira (23) em um retorno da Avenida Brasil, próximo à saída para Ajapi, no Distrito Industrial.
A vítima, de 43 anos, foi o condutor de uma motocicleta que acabou sendo arrastado por alguns metros pelo caminhão. Ele teria batido na traseiro do veículo, indo parar debaixo da roda. Segundo informações de testemunhas no local, o caminhão iria fazer o retorno e o motociclista continuar seguindo pela Avenida Brasil.
A moto ficou destruída e caída no começo da rotatória, já o caminhão foi parar no canteiro central. A vítima foi resgatada por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O estado de saúde era grave. O homem teve toda parte inferior do corpo comprometida, porém, ainda no local estava consciente e foi encaminhado para hospital, onde passou por cirurgia.
O motorista do caminhão não ficou ferido, mas, segundo um parente, ele ficou em estado de choque e precisou ser encaminhado para atendimento médico.
Guarda Civil Municipal atuou na ocorrência e controlou o trânsito no trecho, que ficou isolado para trabalho da perícia. A investigação vai apontar o que realmente aconteceu. Até o fechamento desta edição, o homem seguia internado em estado grave.
Rio Claro está 100% acima do esperado em número de mortes no trânsito
De acordo com balanço mensal divulgado pelo Programa “Respeito à Vida”, o estado de São Paulo tem semestre com o menor número de fatalidades no trânsito. Entre janeiro e junho deste ano, o Estado de São Paulo registrou o menor número de fatalidades no trânsito desde o início da série histórica do Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo que traz mensalmente informações sobre acidentes fatais.
No período, foram registradas 2.593 ocorrências, redução de 2% na comparação com 2018 (2.645). A redução chega a 20,6% na comparação com o primeiro semestre de 2015. Em junho, foram 498 mortes em ruas e estradas, redução de 2,9% na comparação com 2018 (513 óbitos).
Em contrapartida, Rio Claro segue com dados alarmantes de óbitos no trânsito. De acordo com a Secretaria de Trânsito, o município está 100% acima do esperado em número de mortes por acidentes. Somente no mês de junho foram dois em vias municipais e um em rodovia, ficando acima do estimado. De janeiro até junho, foram contabilizados 12 pelo levantamento.