Nas eleições de 2018, o país estava polarizado. Esse fato ficou ainda mais evidente no segundo turno, no qual competiam dois candidatos extremamente opostos, com propostas contrastantes. O resultado final foi Jair Bolsonaro (PSL) vencendo o adversário Fernando Haddad (PT) com 55,13% dos votos.
Jair Bolsonaro foi apresentado como uma alternativa capaz de combater a corrupção enraizada nos governos anteriores, notoriamente no governo PT, e a população depositou confiança plena no candidato. Em Rio Claro, o Presidente foi eleito com 79,05% dos votos.
Completando os dados, uma pesquisa deste ano feita pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostrou que Rio Claro é a cidade do conglomerado urbano de Piracicaba mais satisfeita com o governo no primeiro trimestre.
Agora, na última quinta-feira (18), Bolsonaro completou 200 dias no poder. Depois de ter depositado tanta confiança no novo governo, a cidade ainda continua apoiando o presidente?
O Diário confirmou que, de fato, Bolsonaro está com a popularidade em alta nas ruas. Dentre os ouvidos, o governante foi elogiado por sua postura e pelas mudanças que está fazendo não só na política brasileira, como na externa.
No grande time favorável ao Presidente, está o entrevistado Mauro Barbosa, que votou no candidato e afirma que a família toda fez o mesmo. Assim como o participante Neto Miranda, que já notou uma melhora no Congresso e exalta os acordos feitos pelo atual Presidente.
Há ainda aqueles que argumentam que o governo está no início, logo, é difícil avaliar como será nos próximos anos. “A maioria das mudanças propostas pela gestão não terá resultado imediato, o que dificulta um quadro completo da situação”, afirma a jovem Bruna Bueno.
Já para os contrários ao Governo, Bolsonaro é criticado por algumas de suas falas, propostas e, mais recentemente, pela sugestão de Eduardo Bolsonaro, seu filho mais velho, para Embaixador nos Estados Unidos.
De qualquer forma, se depender de Rio Claro, Jair Bolsonaro será reeleito, pois são muitos os cidadãos satisfeitos com a forma de governar do Presidente e com as mudanças que ainda estão por vir.
O governo chega a 200 dias com a aprovação no 2º turno da reforma da Previdência, projeto que foi discutido em outras gestões. Essa proposta foi de grande importância para a eleição do Presidente.
Marcos e Marcia Foresti “Eu e minha esposa votamos no Bolsonaro e continuaremos votando até quando pudermos”
Luis Bortolotti “Está sendo difícil para ele governar, o Congresso não está ajudando”
Eliene Silva “Bolsonaro está melhorando nossa imagem lá fora, assim como a saúde e educação aqui dentro”
José Carlos “O governo dele está arrumando os problemas deixados pela outra gestão”
Gisele Arruda “Não concordo com a forma de governar dele, muito menos com a política de armas”
Raul Silva “Votei nele, mas acho cedo para avaliar como está o governo”
Foto: Jair Bolsonaro – Agência Brasil
Por Gabriele Castaldi