A prefeitura de Rio Claro concluiu formação de mais uma turma que realizou o curso para Operações com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, popularmente chamados de “drones”. Foi a quinta turma que recebeu orientações sobre como manobrar o equipamento, que tem várias utilidades nas áreas de segurança e monitoramento em áreas de risco, entre outras.
“Novamente, representantes de vários municípios frequentaram o curso, mostrando que a integração entre os órgãos públicos para difusão de experiências e conhecimentos, é um diferencial positivo, com benefícios para toda a população”, comenta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.
Os 25 formandos são das defesas civis de Rio Claro, Santa Gertrudes e Campinas; guardas municipais de Rio Claro, Santa Gertrudes, Piracicaba, Cordeirópolis, Pirassununga e Salto; Polícia Militar e Polícia Civil de Rio Claro; Polícia Rodoviária de Rio Claro e Ribeirão Preto; Polícia Ambiental de Rio Claro, Pirassununga e São João da Boa Vista; Corpo de Bombeiros de Rio Claro e Piracicaba; Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro e Santa Gertrudes; Vigilância Patrimonial de Rio Claro; e Secretaria de Obras de São Carlos.
“No total, são 111 pessoas formadas nesse curso, no qual Rio Claro é referência”, comenta o diretor municipal de Defesa Civil, Wagner Martins Araújo, informando que cinco turmas já passaram pelo curso, que é organizado pela Secretaria Municipal de Segurança em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que confere à atividade reconhecimento do Ministério da Educação.
O curso tem o objetivo de capacitar os profissionais para a operacionalização das aeronaves e pilotos de acordo com os parâmetros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).