Eles atuam no dia a dia com a missão de salvar vidas em diversos tipos de ocorrências, porém, neste período de inverno mostram que estão dispostos a ajudar também com um gesto bem simples, porém, não menos importante, fazendo a doação de sangue.
Até o dia 31 de julho, é realizada em todo o estado de São Paulo a Campanha Bombeiro Sangue Bom. O objetivo é contribuir com os bancos de sangue e também incentivar novos doadores entre toda a população. A ação acontece anualmente e teve o lançamento oficial no dia dois de julho, data em que se comemora o Dia do Bombeiro Brasileiro. A iniciativa acontece durante o período em que os estoques dos hemocentros ficam reduzidos, podendo atingir menos da metade do esperado.
Apesar de muitos voluntários, o Brasil ainda não atingiu o percentual desejado, que seria 5% da população. Dados apontam que apenas 1,8 por cento dos brasileiros se dispõe a doar. Diversas campanhas ao longo do ano são realizadas para mudar a realidade.
BANCO DE RIO CLARO EM BAIXA
Como em todos os anos, existe uma preocupação com o período de inverno. Queda nas temperaturas acaba afetando também o número de doações nos bancos de sangue. “Esta semana, com as temperaturas mais baixas, tivemos uma queda no número dos doadores”, disse a biomédica responsável pelo banco de sangue de Rio Claro, Caroline Sorrenti Pires.
Ela ressaltou que a meta de coleta diária seria de 20 doadores, porém, com os dias frios, cai quase pela metade, como nessa quarta-feira (17), que foram coletadas 12 bolsas, sendo que o maior número de doadores é de repetição, isto é, pessoas que doam regularmente. A biomédica pede a colaboração. “Neste momento, qualquer tipo de sangue é bem-vindo. Essas campanhas acabam incentivando a população a doar sangue e atraindo novos doadores para seguirem esta jornada de ajuda ao próximo conosco.”
DOAÇÕES
As doações podem ser feitas no banco de sangue de Rio Claro, que fica na Santa Casa, na Rua 2, número 297, bairro Saúde. O horário é das 7 às 11 horas.
RECOMENDAÇÃO
As pessoas que ainda não são doadoras também podem comparecer e realizar o procedimento. Basta ter entre 16 e 69 anos, se for menor de idade deve ir acompanhado do responsável, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica durante 24 horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, estar em boas condições de saúde, ir alimentado e levar documento com foto.
Quem tomou a vacina contra a gripe deve aguardar dez dias para fazer doação de sangue. Se tomou anti-inflamatórios ou antibióticos, aguardar 15 dias após o término