Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
LDO será votada em agosto na Comissão Mista de Orçamento
O relatório do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 deve ser votado apenas no início de agosto na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. O parecer do deputado Cacá Leão (PP-BA) seria examinado na última quarta-feira (10), mas a reunião foi cancelada em razão da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara.
“Fizemos uma reunião com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e da CMO, senador Marcelo Castro (MDB-PI), para que a LDO não interferisse na reforma da Previdência”, disse Leão. “Adotamos a cautela de deixar a LDO para o segundo semestre. Na primeira semana de agosto, acredito que vamos votá-la na comissão e no plenário do Congresso Nacional”, acrescentou.
Constitucionalmente, deputados e senadores devem aprovar a LDO pelo Congresso antes do recesso legislativo, em sessão conjunta da Câmara e do Senado. No entanto, o recesso, que começaria dia 18 de julho, foi antecipado após a conclusão da votação do primeiro turno da reforma da Previdência sem a análise do parecer na CMO.
Perda
A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer) lamentou a morte da professora Doutora Meyre Oliveira, do Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Rio Claro. “A professora desenvolvia, em parceria com a Aspacer, um estudo denominado Plano de Gestão Ambiental e Estudo sobre a qualidade do ar na região de Santa Gertrudes. O foco era o de buscar, de forma científica, quantificar e qualificar o particulado (poeira), especificando todas as suas fontes geradoras.
Nós, da Aspacer, agradecemos profundamente o tempo em que pudemos conviver com a professora Meyre e ao lado de tantas homenagens gostaríamos de lembrar sempre do profissionalismo, honestidade, competência e sensibilidade para lidar com projetos e pesquisas científicas”, diz a nota. A professora morreu no domingo (14), aos 54 anos. O corpo seguiu para o Crematório Municipal de Campinas para uma cerimônia restrita aos familiares.
Sossego
Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).