Comitiva de Rio Claro participou na quinta-feira (11), na cidade de Bauru, da cerimônia de qualificação para certificação do ciclo 2019 do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O município obteve 42,81 pontos e ficou entre as 161 cidades que receberam o certificado nessa etapa.
De acordo com Edison Andrade, coordenador de educação ambiental da Secretaria Municipal da Educação e interlocutor do PVMA, essa é a única etapa do ano de qualificação do programa do governo estadual, que destaca os municípios melhores colocados em ranking das ações em prol do meio ambiente.
Para ser contemplado com o selo de qualificação do Programa Município VerdeAzul, Rio Claro precisou somar o mínimo de 40 pontos em ações que são avaliadas dentro das dez diretivas do programa: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, arborização urbana, qualidade do ar, uso do solo, esgoto tratado e resíduos sólidos.
“Estamos trabalhando para conseguir a certificação final e colocar o município como um dos destaques em política de gestão ambiental no estado”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi.
No final do ano, uma nova certificação será realizada e para garantir o selo, Rio Claro precisará somar 80 pontos nas dez diretivas avaliadas.
“Conquistando o certificado, garantimos prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição”, explica Edison Andrade.
Também participaram do evento o gerente de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Leonardo Andrade; o engenheiro Roberto Forestti Jr.; o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta; o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido; e o coordenador do PVMA, José Walter Figueiredo Silva.
Lançado em 2007 pelo governo estadual, o PMVA tem o objetivo de auxiliar as prefeituras paulistas no desenvolvimento de ações pela sustentabilidade, cujo selo possibilita às cidades firmarem convênios com entidades e empresas nacionais e internacionais que queiram investir na temática ambiental, além de convênios em âmbito estadual e federal.