A Patrulha Maria da Penha foi implantada em Rio Claro em dezembro do ano passado e atua com visitas às vítimas que possuem as Medidas Protetivas e patrulhamentos pelos bairros das mesmas. Em junho, foram oito ocorrências atendidas referentes às mulheres vítimas de violência doméstica e idosos. Dessas ocorrências, seis foram de Violência Doméstica e duas de descumprimento de Medida Protetiva. As equipes realizam ainda contatos telefônicos diários e patrulhamento em diversos bairros.
Conforme informou a Secretaria de Segurança Pública, a Patrulha Maria da Penha está com 220 Medidas Protetivas. Assim que recebem a Medida, as equipes providenciam a visita e entregam uma senha à vítima para facilitar a identificação da mesma, caso necessite de apoio da Patrulha.
O balanço da Secretaria de Segurança apontou que, no mês de junho, as Guardas Municipais conseguiram repassar nas casas de praticamente todas as vítimas que já haviam sido visitadas há mais de três meses. No total, foram mais de 120 visitas.
Com as novas visitas, foi identificado que muitas vítimas já haviam reatado relacionamento com os seus agressores e ainda não era de conhecimento da Patrulha. As informações foram repassadas também para a Delegacia da Mulher (DDM), que também não possuía tais dados.
As denúncias podem ser feitas através do 153.