Além da preocupação em manter a qualidade da água fornecida em toda a cidade, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro também trabalha arduamente para que o abastecimento seja afetado o mínimo possível, principalmente quando manutenções preventivas são necessárias.
Na madrugada de sábado para domingo (7), a equipe da autarquia realizou a limpeza da canaleta de captação de água do rio Corumbataí, localizada na estrada municipal que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.
Para realizar o serviço, a equipe da autarquia precisou, como procedimento padrão e controlado, paralisar a ETA 2, o que poderia causar baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água em 60% da cidade, que é abastecida por essa Estação de Tratamento de Água.
Mas para afetar o mínimo possível do abastecimento, o serviço teve início às 23 horas de sábado (6), concluído por volta das 4 horas de domingo, quando o termômetro utilizado pela equipe do Daae no local registrou 0°C, sendo, até o momento, a noite.
“Elaboramos a logística e preparamos o local durante a semana para que tudo transcorresse da melhor maneira possível. Todos os funcionários entenderam a necessidade da realização do serviço nesse horário e estavam devidamente preparados e protegidos do frio, com roupas adequadas”, comenta o diretor técnico Marcio Frandi, que supervisionou o trabalho. “Também tínhamos chá e café para nos mantermos aquecidos”, acrescenta Frandi.
A temperatura estava tão baixa que, ao final da manutenção, havia crostas de gelo formadas nos tetos dos veículos utilizados pela equipe composta por Marcio Frandi, Rodrigo Mura, Rodrigo Bichoff, Eduardo Vale e Demerval Prado, além de três funcionários da empresa terceirizada, operadores das retroescavadeiras e da escavadeira hidráulica.
“O trabalho foi feito durante frio intenso, mas os funcionários do Daae não mediram esforços para que a população não ficasse sem água, pois nesse dia e horário o consumo é extremamente baixo. São heróis que estavam assegurando a continuidade do abastecimento de água na cidade”, destaca o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.