O frio foi literalmente de congelar. Durante trabalho de limpeza de canaleta realizado por equipes do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro – DAAE de Rio Claro no fim de semana, com início às 23 horas de sábado (6), concluído por volta das 4 horas de domingo, o termômetro utilizado pelos funcionários registrou 0ºC na ETA 2.
Segundo as equipes, a temperatura estava tão baixa que, ao final da manutenção, havia crostas de gelo formadas nos tetos dos veículos, com isso, até o momento, foi a noite mais fria do ano na cidade.
Situação registrada também em outros bairros de Rio Claro, como Águas Claras e Alan Grey, onde os carros ficaram cobertos pelo gelo. No Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp de Rio Claro, o registro foi de três graus logo na manhã dessa segunda-feira (8). No ano passado, a manhã mais gelada, com 3.2 graus, foi no dia 12 de julho. Ainda de acordo com o Ceapla, as temperaturas no município atingiram 5.6 graus no sábado (6) e 4.8 graus no domingo (7).
Conforme a série do Centro da Unesp, o dia mais frio em Rio Claro foi em 1994, cuja temperatura ficou em 1,8 abaixo de zero no mês de julho.
PRÓXIMOS DIAS
E para os próximos dias a população pode preparar roupas, cobertores e pratos quentes, pois a previsão é que o friozinho continue pelo menos nesta quarta e quinta-feira, ainda com temperaturas entre três e cinco graus. “A tendência é que a massa de ar polar vá perdendo força no decorrer dos dias e as temperaturas devem ficar mais altas no próximo fim de semana”, analisou o técnico do Ceapla, Carlo Burigo.