No Dia Mundial do Chocolate, 7 de julho, embora a data não tenha grande tradição no Brasil, é oportuno lembrar benefícios do consumo correto do produto
Região
A nutricionista Regina Helena Pereira, membro do Departamento de Nutrição da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), explica que a ingestão de chocolate relaciona-se à produção de serotonina e feniletilamina, neurotransmissores ligados ao ânimo e à disposição. “Porém, para desfrutar seus efeitos positivos, é preciso consumi-lo com moderação e bom senso, bem como manter bons hábitos de alimentação e vida saudável”.
O chocolate é uma boa fonte de energia e tem alto nível calórico. Cada 100 gramas podem conter de 350 a 500 calorias, além de alta concentração de açúcar. Muitas marcas ainda agregam a “gordura trans”, pois esta é mais barata do que a manteiga de cacau, mas muito mais perigosa para a saúde.
Os portadores de diabetes, seja do tipo 1 ou do tipo 2, devem consumir chocolate com bastante moderação e preferir versões sem adição de açúcar ou diet, para evitar um pico de elevação de glicemia. Indivíduos com alergia a algum componente devem evitá-lo, buscando alternativas para substituí-lo.
Dicas para o consumo saudável
A nutricionista da Socesp salienta que o chocolate deve ser consumido com moderação, apontando os prós e os contras do produto:
Benefícios:
• O chocolate amargo tem efeitos benéficos ao coração. Estudos mostram sua associação com redução de pressão arterial.
• Também em sua versão amarga, o chocolate pode melhorar o fluxo arterial.
• Rico em antioxidantes, o cacau protege o coração do envelhecimento causado por radicais livres.
• Alguns estudos indicam menor risco de arritmias cardíacas, como fibrilação atrial, em pessoas que consomem chocolate de maneira esporádica.
Malefícios do consumo inadequado:
• Ganho de peso, quando ingerido em excesso ou de maneira compulsiva, já que é rico em açúcar e gorduras.
• Em algumas pessoas mais sensíveis a alguns de seus ingredientes, pode gerar alergias, manifestadas em coceiras, irritação ou falta de sono.
• Diabéticos podem consumir com moderação versões sem açúcar. O ideal é pedir orientação ao médico e/ou ao nutricionista.
RECEITA PARA O INVERNO
A cozinheira Valdete Mariano, de Santa Gertrudes, é especialista na produção de doces que levam o chocolate em sua composição. Afinal, o ingrediente está entre os preferidos dos clientes. Neste período frio, vai muito bem uma caneca de chocolate quente acompanhada de um brownie quentinho. Valdete separou uma receita para os leitores do Diário. Confira!
Chocolate quente
2 xícaras de chá de leite
4 colheres de cacau em pó
5 colheres de açúcar
3 paus de canela
1 caixa de creme de leite
1 e meia colher de sopa de Maisena
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, o açúcar, o amido de milho e o cacau. Despeje na panela e acrescente a canela em pau. Mexa até começar a ferver. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. A dica de Valdete é acrescentar 50 gramas de chocolate meio amargo, pois acentua o ainda mais sabor.
Brownie de chocolate
1 xícara de manteiga
1 ½ xícara de açúcar
4 ovos
¼ xícara de água
Essência de baunilha
¾ xícara de cacau em pó
½ xícara de castanhas-do-pará descascadas e picadas
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 ½ xícara de trigo
Modo de preparo:
Bata os sete primeiros ingredientes no liquidificador. Acrescente as castanhas, misturando bem. Acrescente o fermento. Asse em forma retangular, untada e polvilhada com trigo e cacau em pó, em forno pré-aquecido médio, por 30 minutos. Deixe esfriar e corte em quadrados.