Ana Clara Pires de Andrade, rio-clarense, aos 11 anos, possui uma paixão que não costuma ser comum tendo em vista sua faixa etária: os livros. Ana cursa a sexta série da Escola Estadual José Fernandes, em Ajapi. Seu amor para com a leitura enche de orgulho os pais Vilson Pires de Andrade Junior e Andreza Fernanda Bellan de Andrade, além do irmão Gabriel Pires de Andrade.
Ana, que possui um canal no YouTube, onde disponibiliza dicas de livros infantis, e que contribuiu com um livro de poesias, falou à reportagem do Centenário e contou que, desde quando aprendeu a ler, se interessou muito pela leitura.
“Pois achei algo muito interessante, foi aí que pedi aos meus pais e familiares livros no Natal, aniversário, dia das crianças. Comecei a gostar muito dos livros, e assim fui ganhando e me apaixonando cada vez mais pela leitura”, relata a menina, que acrescenta que os livros lhe “proporcionam prazer e aprendizado, pois, toda vez que lê um livro, eles têm uma ótima moral.”
Ana Clara garante que ler é uma de suas atividades preferidas. “Gosto muito de todos os estilos de livros, pois cada um proporciona um aprendizado diferente”, diz.
Indagada quanto a não ser comum a paixão por livros entre crianças e adolescentes, afirma que, quanto a isso, é preciso incentivar, pois, conforme ela, “a vida não é só tecnologia, temos que nos aprofundar mais na literatura.”
Canal no YouTube
Ana Clara possui um canal intitulado “Dicas de livros infantis Ana Clara” que, segundo conta, surgiu do seguinte modo: “Eu sempre gostei muito de ler e sempre pensava que não só eu, mas outras crianças e adolescentes também poderiam gostar. Foi então que pedi aos meus pais para que criassem o canal, pois gostaria de levar este amor que tenho pela literatura para outras pessoas também.
Foi aí que nasceu o canal. E, desde então, já fiz parcerias com as editoras Chiado e All Print. Hoje, tenho 175 amiguinhos que gostam de literatura também e são inscritos no meu canal”, expõe, e aproveita para fazer um convite especial: “E você, que também gosta de livros, dá uma passadinha lá.”
Livro
Ana Clara, através de seu talento, participou do livro “Liberdade”, com sua poesia “Liberdade na cabeça de criança”. E ela relata como se deu sua participação. “Fiquei sabendo que haveria um concurso da editora Chiado, em que eles selecionariam algumas poesias para um livro. Escrevi uma poesia com o tema liberdade e pedi aos meus pais que enviassem para a editora minha poesia, pois adoro poesias também.
Puxei para minha vó Valentina, já falecida, mas viva no coração de todos nós. Ela escrevia várias poesias legais”, confidencia. De acordo com ela, tempos depois a editora enviou um e-mail dizendo que sua poesia havia sido selecionada para o livro. “Fiquei muito feliz”, afirma. O lançamento do livro aconteceu no dia 23 de junho, na livraria Martins Fontes, em São Paulo, onde Ana Clara esteve presente e fez a leitura de sua poesia.
Ana Clara, por fim, deixa um valioso recado: “Pratique a leitura, é essencial para nós, pois em um livro tem muita aprendizagem. E além do mais, ler é muito divertido, lendo você viaja sem sair do lugar”, finaliza.
Pai orgulhoso
Vilson Pires de Andrade Junior conta que, junto com sua esposa, fazia leitura de livros infantis para Ana Clara desde muito cedo. “Quando ela começou a ler, já pedia como presente livros, visitava bibliotecas e livrarias e, por gostar muito de ler, sempre percebemos nela esta tendência.
Ela seguia muito a avó, a minha mãe Valentina Meneghin de Andrade, falecida recentemente, que foi sempre ligada à arte (teatro, literatura). Minha mãe também escrevia poesias e incentivava muito a Ana Clara, que começou a escrever aos nove anos. Passava horas com minha mãe lendo as poesias e conversando sobre as mesmas”, relata o pai, repleto de orgulho.
Andrade Junior acredita que a família seja fundamental no incentivo à leitura. “Isso vem de família, mas além disso, percebemos que é uma coisa dela mesmo. Temos muito orgulho por saber que nossa filha tem este interesse por literatura, por poesia, pois a leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano como pessoa, como profissional e cada dia mais se torna fundamental para o desenvolvimento”, expõe.
Satisfação
“Minha esposa e eu temos um orgulho muito grande da Ana Clara pelo trabalho que ela já desenvolve. Não podemos deixar de citar a avó dela, que tinha muito orgulho também. A Aninha, apesar de muito nova, corre atrás de seus sonhos, e com muita inteligência e perseverança parece que leva como uma missão divulgar a importância da leitura e sua paixão pelos livros”, finaliza o orgulhoso pai. Acesse e se inscreva no canal “Dicas de livros infantis Ana Clara”: