Pode parecer muito tempo, porém, são pouco mais de 100 dias úteis para o encerramento do cadastro biométrico, que é obrigatório. E segundo revelou ao Diário do Rio Claro o chefe do cartório da 110ª zona eleitoral, Guilherme Taufic, a procura dos eleitores apresentou queda. “O prazo é extremamente curto e apertado para a quantidade de cidadãos restante, o que nos preocupa”, disse.
Segundo Taufic, os atendimentos diários continuam abaixo do esperado e, claro, preocupação quanto à reta final. Até ontem (5), o percentual de pessoas que já fizeram o cadastramento biométrico era 45,56% dos 148.294 eleitores da cidade, isto é, 67.561 pessoas.
A meta diária baseada na conta de quantos eleitores faltam pelo número de dias que ainda restam deveria atingir 600 pessoas por dia, somando os dois cartórios, porém, o número não tem chegado nem a 400 eleitores por dia. “Cada dia que deixam de vir eleitores dentro desse cálculo é preocupante.
Esses que não estão comparecendo vão ficando para o final. A nossa preocupação é ter fila longa, demorada e tumulto quando o prazo estiver acabando. É o que a gente gostaria de evitar”, explicou o chefe do cartório.
Campanha com as empresas
A partir do dia 15, os cartórios esperam contar com a parceria de empresas para incentivar os funcionários a comparecerem o quanto antes. “As empresas aderindo e entendendo que no final os funcionários vão acabar ficando na fila, podendo ter atrasos ou faltas, além dos outros problemas que podem afetar a contabilidade da empresa, isso pode ajudar a alavancar o movimento. As empresas vão estabelecer um prazo interno e auxiliar os funcionários, ajudando no agendamento”, contou.
Título cancelado
Quem não fizer a biometria terá o título cancelado, com isso, o eleitor sofrerá o bloqueio do CPF e a impossibilidade de conseguir empréstimos ou financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.
Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso.
Cartórios não funcionam nos dias 8 e 9
Neste sábado (6), não haverá plantão. Todos os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo não funcionarão nesta segunda (8) e na terça-feira (9), devido ao feriado estadual da Revolução Constitucionalista (Portaria nº 392/18, do TRE-SP).
Em Rio Claro, os serviços, inclusive a Biometria, serão retomados a partir da próxima quarta-feira, 10 de julho. Os eleitores podem realizar parte dos serviços pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.jus.br), inclusive o agendamento para a Biometria.
Lembrando que o agendamento não é obrigatório, podendo o eleitor comparecer diretamente aos cartórios para o cadastramento biométrico, porém, garante maior rapidez no atendimento.
Nos demais dias, o atendimento acontece das 9 às 18 horas, direto.