Conversando com um amigo me dizia a respeito de que iria prestar um exame para conseguir uma vaga em uma multinacional em Santos e estava muito nervoso e ao mesmo tempo ansioso. Pedi-lhe que ficasse mais tranquilo e ele me disse que tinha certeza que não iria conseguir essa vaga.
Uma semana depois me ligou dizendo que não tinha conseguido passar no exame. Ele tinha razão.
As pessoas parecem predizer o seu futuro, parecem ter tanta certeza no aspecto negativo que não conseguem seus objetivos. Raramente você irá encontrar uma pessoa dizendo antecipadamente que sairá bem naquilo que está propondo.
E por que será que é tão difícil se permitir pensar de forma positiva sobre algo que almeja? Muita gente diz que é para não sofrer se acaso não dê certo. Outros dizem que é melhor se resguardar para não ter impacto negativo depois. Outros ainda dizem que não querem criar ilusões.
Talvez se surpreenda ao saber que para o cérebro o processo é o mesmo. Tanto faz você pensar que não vai dar certo como que vai dar certo.
Evidentemente, se você deu o melhor de si na sua empreitada será mais fácil conseguir o evento que deseja.
Quantos sonhos foram destruídos somente porque deixou de acreditar neles? Quantas jornadas deixaram de empreender porque alguém disse que não iria conseguir? Quantos relacionamentos foram desfeitos porque alguém deu uma “pitada” de inveja nele?
Henry Ford já disse “se você pensa que pode ou pensa que não pode da mesma forma você está certo”, ou seja, você vai gastar a mesma energia pensando negativo, quanto positivo. E vai obter alguns resultados diferentes e saudáveis.
Fazemos predições inúmeras que se confirmam porque nos guiamos por elas. Todo desejo é uma forma de profecia. O mundo que conhecemos e no qual vivemos é fruto de nossas percepções e experiências interiores. Ou, melhor dizendo, tudo o que vemos fora construímos antes dentro de nós. Se não há uma referência interna, não há percepção externa.
Alguém que tenha uma crença que sempre terá oportunidades na vida, a probabilidade de encontrar oportunidades é bem maior do que aquele que acha que não tem. A nossa realidade é a projeção de nossas crenças que temos a nosso respeito e a respeito dos outros e do mundo que está vivendo.
O desejo pode ser definido como “um sonho com projeto”, estimula a atividade cerebral, com formação de novas sinapses, os caminhos neurais que são responsáveis por nossa criatividade e produtividade.
Ao pensarmos e projetarmos nossos desejos, estamos também estimulando processos no sistema para que encontre expostas ao desafio que seu desejo gera. Somos todos meio profetas e meio poetas quando imaginamos nossos sonhos e a energia é a mesma para acalentar seu fracasso ou seu sucesso. A escolha é sua.
Pense nisso!