A carreira começou praticamente aos 13 anos, como ele gosta de dizer. Com esta idade, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Tenente Fábio Henrique Giovani, já frequentava o quartel do Corpo de Bombeiros de São Carlos, cidade onde nasceu. “Eu brinco que ‘começava’ minha carreira, pois fui aprendendo o que realmente era ser um bombeiro. Como era o serviço, os horários e as funções.
Trabalhei por cinco anos na iniciativa privada e, aos 23 anos, ingressei na Corporação como Soldado”, relatou o tenente, que trabalhou por oito meses no Corpo de Bombeiros de São Carlos. Em seguida, venceu o desafio do vestibular da Fuvest e foi para a Academia Militar do Barro Branco, em São Paulo, estudar para ser oficial da Corporação.
“Me formei Oficial da Polícia Militar em dezembro de 2015, permaneci dois anos no Policiamento de Área no batalhão de Bragança Paulista e em 2013 fiz o CBO, Curso de Bombeiros para Oficiais, para servir como oficial no Corpo de Bombeiros”, relatou.
Giovani comandou o Posto de Bombeiros de São Carlos em 2014; Araras e Leme, em 2015 e 2016; e há quatro anos está comandando o Posto de Bombeiros de Rio Claro. “Ser bombeiro, para mim, vai além de uma profissão. É uma dádiva”, resumiu Giovani, tendo como sua ocorrência mais marcante a busca por vítimas em Brumadinho.
DIA DO BOMBEIRO
A data dois de julho marca o dia deles, que são chamados “Anjos de Farda”. Profissão admirada por aqueles que eles cuidam, mas por trás das ocorrências e inúmeros chamados também são cuidados. “Para mim, é muito gratificante estar junto desses heróis que, além de tudo, são pais de família.
São excelentes profissionais que dedicam cada minuto de seu tempo para ajudar toda população que precisa. Eu sou feliz e honrada em também poder cuidar deles”, declarou a nutricionista e cozinheira do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Renata Oliveira, uma das responsáveis pela alimentação dos profissionais há 13 anos.
CASA ABERTA
Equipamentos, viaturas e, principalmente, os heróis estavam todos a postos para receberem com muito carinho e disposição os visitantes durante mais uma Casa Aberta realizada no Corpo de Bombeiros de Rio Claro na manhã desse domingo (30).
A população, e principalmente as crianças, puderam vivenciar um pouco da rotina, com passeio nas viaturas, orientações de mergulho, resgate, altura, tirolesa, combate a incêndio, além de brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce. Em média, três mil pessoas passaram pelo local e comemoraram junto aos bombeiros