Nascido na Cidade Azul em 6 de fevereiro de 1926 e rio-clarense também de coração. Conhecido carinhosamente por Gijo, José Felício Castellano, de 93 anos, atualmente reside em São Paulo, mas entre as recordações mais memoráveis estão as vividas na cidade natal. Grande parte da vida foi dedicada para a política, projetos sociais, esportivos e culturais.
Encerrou a carreira profissional com muito orgulho aos 91 anos de idade. Com muita atenção, conversou por telefone para entrevista ao Diário do Rio Claro. Foi vereador, deputado estadual por seis mandatos, ou seja, 24 anos atuando na Assembleia Legislativa, 1º Secretário de Estado da Promoção Social e Patrono do Centro de Atividades do Trabalhador (CAT) Sesi Rio Claro.
Inclusive, 68 anos de trabalho foram nas unidades do Sesi-SP. Na fase final da carreira profissional, ocupou o cargo de assessor especial da Superintendência do Sesi-SP. “Alegria muito grande. Como funcionário do Sesi, desenvolvia minhas atribuições com normalidade, não esperava receber o título de patrono. Foi uma consideração muito grande do conselho, que reconheceu o meu trabalho”, declarou.
Principalmente para Rio Claro, Gijo tem enorme representatividade. Conquistou respeito na política e entre as características está a humildade. Evidenciar sua importância não é tarefa fácil diante de tantos projetos. Fez questão de mencionar que lecionou Política Social no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo.
O eterno político diz ser feliz por ter participado da criação de escolas e do Colégio Vocacional em Rio Claro. São inúmeros projetos que ressaltam sua notoriedade. A lista é extensa, mas o ilustre ressaltou alguns outros de grande relevância para ele mesmo, como a compra das ações da Cia Paulista. “Beneficiou a cidade e muitos trabalhadores”, disse.
José Felício Catellano participou ativamente e criou o Movimento Rural Cristão com a construção dos Centros Comunitários Rurais.
Relembrou a Construção da Estrada de São Manoel. O Planejamento Educacional com um estudo proporcionou novas escolas em várias localizações de Rio Claro. Um dos grandes méritos para ele foi a implantação da Central Elétrica.
O nome aparece também quando se fala na luta pelos menos favorecidos, com destaque para a criação da Secretaria de Promoção Social. A partir daí, desencadeou os programas do governo voltados a este público.
RIO CLARO PARA GIJO
“Representa tudo. O povo de Rio Claro sempre foi o ponto central da minha vida”.
SAUDADE
“Tenho saudade de tudo. Dos tempos de estudos no Colégio Joaquim Ribeiro, onde também conheci minha esposa”. Entre as saudosas lembranças, mencionou a parte esportiva do Rio Claro Futebol Clube e Velo Clube.
LONGEVIDADE
“Trabalho e a ordenação do trabalho. Família, amigos e não fazer abusos, este é o segredo”.