Em entrevista ao Centenário, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), destacou os 192 anos de Rio Claro e frisou as realizações do seu mandato à frente do Executivo.
O democrata reforçou que, mesmo com o problema do asfalto – que pretende solucionar com um financiamento -, o município teve grandes avanços nos setores de educação, saúde e segurança. “Este é um tripé que norteia nossa administração. Estamos realizando muitos investimentos nestas áreas, que são de extrema importância para a população”, enfatizou.
Participaram da entrevista os jornalistas Odair Favari, Janaina Moro, Vivian Guilherme e Lourenço Favari.
SEGURANÇA
O prefeito destacou os avanços na segurança pública e citou os índices de criminalidade que, segundo ele, tiveram importante redução no município. “O próprio secretário de Segurança Pública do Estado, João Camilo Pires de Campos, ressaltou que esse foi um grande ganho para Rio Claro ao apontar os índices”, diz.
Sobre a violência no trânsito e números relativos ao estupro, Juninho não titubeou: “O secretário estadual nos chamou a atenção e já estamos trabalhando para tentar minimizar esse problema”.
Questionado sobre qual foi a estratégia adotada para a redução dos índices de criminalidade, o democrata destacou o investimento em equipamentos para a segurança pública. “Compramos viaturas novas, rádios, armamentos e coletes novos para Guarda Civil Municipal”, diz.
CÂMERAS
As parcerias com a iniciativa privada também foram enaltecidas por Juninho no combate ao crime. “Recebemos doações de câmeras de segurança de empresas do município. Isso auxiliou no Centro de Comando da Guarda Civil Municipal”, enfatizou.
A prefeitura de Rio Claro também firmou parceria com o governo do Estado de São Paulo para que radares e câmeras de monitoramento do município sejam integrados ao Sistema Detecta, o maior banco de dados policiais da América Latina, criado em 2014.
Para Juninho, essa utilização da tecnologia auxilia no combate à criminalidade. “Estamos usando tecnologia para coibir e localizar roubos e furtos de veículos”, garante.
“Já diminuímos 55% de roubos e furtos de veículos e nossa intenção é baixar ainda mais”, promete.
EDUCAÇÃO
“Em 192 anos de história, Rio Claro construiu 56 escolas. Desde o início do nosso mandato, já entregamos três escolas: no Terra Nova, Jardim Esmeralda e Chácara Lusa, e temos sete em construção. Isso representa cerca de um quinto de todas as escolas que já foram construídas”, comemorou.
Quando todos os prédios estiverem em funcionamento, Juninho esclareceu que Rio Claro vai ofertar mais de três mil vagas. “Sem contar que já criamos mais de 600 vagas em creche já no primeiro ano”, diz.
INVESTIMENTO
Juninho disse também que foram investidos mais de R$ 35 milhões de infraestrutura nas escolas do município. “Temos um princípio que norteia nossa administração que é: quanto mais escolas, menos presídios. Estamos ofertando condições para a família ter acesso aos equipamentos públicos”, respondeu.
SAÚDE
Considerada pelo prefeito Juninho como uma das pastas mais complexas da administração, a Saúde de Rio Claro é o setor mais cobrado pela população.
Conforme declaração do democrata aos jornalistas do Diário, a atual gestão tem realizado diversos investimentos na pasta. “Estamos investindo muito mais que 15%, que é o mínimo exigido”, garante.
Juninho argumenta que a Saúde é prioridade em sua administração. “Quando você prioriza uma pasta, no caso, a da Saúde, é preciso buscar os recursos de outras secretarias. E estamos fazendo isso para garantir saúde de qualidade para o povo de Rio Claro”, explica.
CARRETAS
Juninho enfatizou o trabalho realizado com as Carretas da Saúde, que viabilizou o atendimento de centenas de pessoas que aguardavam nas filas há muito tempo. “Com esse trabalho, zeramos algumas filas, como é o caso das filas de oftalmologia, que conseguimos minimizar”, destacou.
VEÍCULOS
A frota de veículos da Saúde também foi destacada pelo democrata. “Trocamos quase 70% dos veículos, que já estavam sem condições de uso. Com o dinheiro devolvido pela Câmara de Rio Claro, compramos três veículos novos para fazer o transporte de pacientes. Importante dizer que estão equipamentos com ar condicionado e equipamentos para dar melhor condição tanto para o paciente, quanto para o colaborador da prefeitura, que trabalha com o veículo”, garante ao lembrar que equipamentos de Raio-X também foram adquiridos.
FARMÁCIA TODO DIA
Outro ponto positivo para Rio Claro reforçado pelo prefeito foi o programa Farmácia Todo Dia. “Esse projeto surgiu de uma causa pessoal. Vim de baixo e conheço as dificuldades do povo. E criança não tem hora para ficar doente. Então criamos esse programa para atender essa demanda”, conta.
O Farmácia Todo Dia existe desde março de 2017 e funciona de segunda a sexta-feira e também aos finais de semana e feriados, das 8 às 17 horas. Para a retirada de remédios é indispensável a apresentação de receita prescrita por médico.
COBERTURA
Juninho afirma que antes de assumir, a cobertura de atendimento na rede básica de saúde era de apenas 40%. Com as entregas de unidades de saúde e melhorias em prédios, já subiu para 51%. “Com a aplicação do horário expandido nas USFs, alcançaremos uma cobertura de 80%”, garante ao referir-se às unidades do Bom Sucesso, Terra Nova e Mãe Preta, que vão funcionar até às 20 horas. “Estamos trabalhando neste sentido. Agora, é necessário o repasse financeiro do governo federal”, finaliza Juninho.
Sou o candidato natural do Democratas, diz prefeito Juninho da Padaria
Questionado pela equipe de reportagem do Centenário se pretende disputar a reeleição, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), foi enfático: “Sou candidato à reeleição. Candidatíssimo. Sou o candidato natural do Democratas, se o partido quiser”.
O democrata afirma que Rio Claro tem um ciclo a concluir. “Até agora, neste mandato, só ‘apagamos fogo’, mas temos muito pela frente para mudar essa situação e começar a fazer gestão antecipada”, explica.
Juninho destaca que assumiu a prefeitura com dificuldade financeira e que só neste ano, 2019, é que a situação melhorou. “Nosso grupo político é para mais 20 anos. Mesmo com as dificuldades de início de mandato, tivemos importantes avanços na saúde, educação e segurança, e que precisam de manutenção constante”, argumenta.
IMPASSE
No pleito de 2020, Juninho pode enfrentar dificuldades dentro do próprio grupo. Isso porque o vereador André Godoy (Democratas) já demonstrou interesse na disputa e se colocou publicamente à disposição do partido.
Juninho avaliou o comentário de Godoy. “É o jargão do partido. Somos todos soldados. Agora, para virar capitão, major, tenente, são outros quinhentos”, disse Juninho sobre as declarações do colega de legenda.
Outro nome que pode dificultar a vida de Juninho e já é ventilado nos bastidores da sigla é o de Aldo Demarchi, derrotado nas eleições de 2018. Integrantes do partido afirmam que Demarchi teria iniciado articulação para se lançar candidato ao Executivo em 2020.