Boletim divulgado na segunda-feira (17) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) aponta Rio Claro em segundo lugar no Ranking da Universalização do Saneamento.
Rio Claro figura entre os municípios de Grande Porte – Rumo à Universalização e aparece abaixo apenas de Piracicaba, já que na cidade vizinha já existe um Plano de Saneamento, enquanto que em Rio Claro está em elaboração.
O levantamento considera a metodologia do estudo sobre cinco indicadores nos quais as cidades receberam uma nota que vai até 100. Aqueles que tiveram um desempenho, com a soma das notas acima de 489, ocuparam o topo do ranking e foram classificados como municípios Rumo à Universalização.
As categorias analisadas foram: Abastecimento de Água; Coleta de Esgoto; Tratamento de Esgoto; Coleta de Resíduos Sólidos; e Destinação Adequada. Desses, é contabilizada uma pontuação. Vale destacar que outros dois indicadores também foram avaliados: Taxa de Internações e Plano de Saneamento.
PONTUAÇÃO
Rio Claro alcançou a pontuação de 500.00 ao registrar nota 100.00 em cada um dos cinco itens estudados. Taxa de internações registrou apenas 5, enquanto Piracicaba, que figura em primeiro lugar, possui 25 internados por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde.
O único ponto que fez Rio Claro ficar em segundo lugar é o Plano de Saneamento que, segundo o estudo, ainda está em elaboração.
ESTUDO
Ao todo, participaram do estudo 1.868 municípios, que são os que possuem os dados necessários para serem ranqueados. Os demais 3,7 mil municípios brasileiros sequer possuem essas informações. Os dados divulgados nesta edição do ranking são referentes a 2017.
BRK
Sobre o ranking, a BRK Ambiental – responsável pelo tratamento de esgoto do município – destacou que os dados reforçam que Rio Claro é referência no país em tratamento de esgoto. “Técnicos de todo o Brasil visitam a cidade para conhecer a experiência bem-sucedida que, em um prazo de 11 anos, levou Rio Claro de 12% em esgoto tratado para 92%. Esse montante equivale a aproximadamente 16 bilhões de litros tratados por ano”, informou ao Centenário.
E prossegue: “o ranking dividiu as cidades por pontuação em cada um dos itens analisados. Rio Claro, mais uma vez, atingiu a máxima pontuação no que diz respeito à coleta do esgoto (está entre os 30 municípios melhores avaliados neste serviço).”
AVANÇOS
De acordo com a empresa, os avanços em Rio Claro são resultados de investimentos próximos a R$ 200 milhões aplicados. Esse trabalho, que também contempla uma ampla operacionalização de redes e estações em tempo integral, traz reflexos diretos para a qualidade de vida da população. “Diversas pesquisas apontam que os recursos investidos no setor resultam em economia direta de outras áreas, como saúde e educação.
O ranking evidencia uma baixa taxa de internações em relação a outros municípios. Além disso, a operação do sistema completo pela BRK Ambiental gerou a recuperação de importantes rios e córregos, o que beneficia não só a cidade, mas toda a região”, disse Alexandre Leite, gerente operacional da BRK Ambiental Rio Claro.