Morreu ao 80 anos de idade, nesta segunda-feira (16), José Pires Pimentel de Oliveira Neto. Ele foi sepultado no cemitério São João Batista. Deixa os filhos Mauro, Luciana e um neto. Na sessão da Câmara desta segunda-feira (16), os vereadores Adriano La Torre (PP), Rafael Andreeta (PTB), Val Demarchi (DEM) e Maria do Carmo Guilherme (MDB) pediram um minuto de silêncio em sua homenagem.
Figura conhecida na política rio-clarense, Neto – como era chamado – era advogado e foi um dos fundadores do MDB, em 1980. Foi secretário municipal na mesma década e sempre esteve ligado às administrações. De 2005 a 2009 foi Procurador dos Assuntos Jurídicos da Câmara, durante a presidência do então vereador Valdir Andreeta.
Sua última participação ativa na administração foi como superintendente do Procon, na última gestão do ex-prefeito Du Altimari.
O Diário do Rio Claro ouviu algumas figuras da cidade que lamentaram sua perda. Foi consenso entre eles o envolvimento e compromisso de Neto para a cidade.
“Neto era um grande companheiro do PMDB, convivo com ele desde 1980 na fundação do partido, sempre foi determinado em suas posições políticas. A sua última participação efetiva foi como diretor do Procon na nossa administração, a política de Rio Claro perde um importante militante. Neto fez a sua parte”. – Du Altimari, ex-prefeito.
“De minha parte posso dizer que foi um colega exemplar e que amava muito a nossa cidade. Rio Claro perde porque era ativo participante da comunidade” – José Piovezan, diretor geral da Câmara.
“Ele foi um raro exemplo de homem dedicado à cidade. Com certeza uma grande perda. A ele, que Deus o receba no seu regaço. A seus familiares, que Deus os confortem” – Nevoeiro Jr., ex-prefeito.
“Neto foi uma pessoa bastante importante no MDB. Foi chefe do Procon e sempre participou ativamente do partido, desde a fundação do partido. É uma perda para o partido e para Rio Claro” – João Vieira, presidente do MDB local
“O Neto foi uma pessoa excepcional. Muito íntegro, honesto, de família tradicional. Foi um baluarte em Rio Claro. A cidade perde, mas o céu ganha. Ele é uma daquela pessoas insubstituíveis. Ele será um eterno professor” – Valdir Andreeta, ex-vereador.
HOMENAGEM: Vereadores fizeram, na última sessão, um minuto de silêncio pela perda do ex-procurador da Câmara Municipal.