A prefeitura de Rio Claro inaugura neste sábado (15), às 9 horas, a segunda base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) do município. A partir da ampliação do serviço, o socorro vai chegar mais rápido à região sul da cidade, onde foi instalada a segunda base do Samu, na Avenida Presidente Kennedy, 900, próximo ao aeroclube. A unidade terá viatura e equipe para atender a comunidade.
“Essa era uma demanda da população que vínhamos trabalhando para atender”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), acrescentando que o tempo da chegada da ambulância até o local da ocorrência deve ser reduzido pela metade nos atendimentos na região sul.
“É importante que a comunidade da região sul possa contar com esse atendimento mais ágil e, para isso, a instalação da segunda base era fundamental, já que a primeira base funciona no lado oposto da cidade”, destaca Juninho.
MENOS ESPERA
Atualmente, para atender uma pessoa que está na região sul de Rio Claro, o Samu precisa de até dez minutos. Com a instalação da nova base, essa espera cairá para menos de cinco minutos. “Nos atendimentos de urgência cada minuto é fundamental para salvar uma vida”, comenta Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.
CONQUISTA
A inauguração da segunda base se dá oito anos após a implantação do serviço no município, sediado na Avenida Brasil, na Vila Martins, entre as regiões norte e nordeste do município. Os mesmos serviços realizados na Vila Martins estarão disponíveis na segunda base.
INVESTIMENTO
Para receber a segunda base do Samu, o prédio foi reformado pela prefeitura e cumpre as exigências sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. A prefeitura investiu R$ 250 mil na reforma do prédio, recursos oriundos do montante de mais de R$ 1,5 milhão devolvido pela Câmara Municipal com recomendação para que o dinheiro fosse aplicado no setor de saúde. “Estamos felizes em verificar que os recursos devolvidos foram utilizados para um serviço de grande importância para a comunidade”, afirma o vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal.
INÍCIO
O imóvel conta com recepção, cozinha, banheiros, quartos de repouso, expurgo, almoxarifado, lavanderia e estacionamento. O atendimento na segunda base terá início na segunda-feira (17). A população pode acionar o Samu pelo telefone 192. A segunda base do Samu é denominada “Vereador José Carlos Leonhardt”, a partir de projeto de lei dos vereadores André Godoy e Val Demarchi.