O presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), Antônio Carlos Beltrame, o Secreta, informou à reportagem que a expectativa do comércio local é positiva em relação ao Dia dos Namorados.
“A expectativa dos lojistas da cidade de Rio Claro é super positiva quanto ao Dia dos Namorados. É uma data especial, porém, entre todas ela não é a que mais representa vendas”, comenta.
De acordo com Beltrame, a data movimenta, sobretudo, os setores de cosméticos, floricultura, joias e roupas íntimas. “Eletrônicos, sobretudo telefonia, também é presente desejado”, esclarece.
PAGAMENTO
O fato do pagamento do quinto dia útil ter sido efetuado no final de semana anterior, também cria expectativa nos lojistas, explica o presidente da entidade. “Nós esperamos que o Dia dos Namorados aqueça ainda mais o comércio, ainda mais que o salário foi pago no final da semana que se passou”, aponta.
FUNCIONAMENTO
Se você deixou para comprar o presente na última hora, não se desespere. Nesta terça-feira (11), o dia que antecede a data comemorativa, o comércio de Rio Claro terá horário especial e funciona das 9 até às 22 horas.
Pesquisa aponta que 90% dos consumidores entendem que casais saudáveis precisam falar sobre a situação financeira
Mesmo com todo o romantismo da data, há quem não esconda o desejo de saber como se comporta financeiramente o parceiro ou a parceira. Foi o que constatou a Boa Vista, em sua Pesquisa Hábitos de Consumo para o Dia dos Namorados, com foco na vida financeira do casal.
90% dos consumidores entrevistados, considerando respondentes casados e solteiros, entendem que para se ter um relacionamento saudável é primordial que o casal discuta abertamente sobre a situação financeira.
Realizada com cerca de 700 entrevistados em todo o país, entre os meses de abril e maio, a pesquisa da Boa Vista identificou ainda que 65% acham importante conseguir poupar para alcançar objetivos em comum do casal. Entre os casados, o percentual sobe para 69% e entre os solteiros é de 57%.
SCORE
Quando informados do que se trata o score (pontuação que ajuda os credores na tomada de decisão de concessão de crédito), a pesquisa identificou que 58% dos consumidores acham importante conhecer o score do(a) parceiro(a) para planejar compras, empréstimos ou financiamentos. Em 2018, este mesmo levantamento constatou que 66% dos consumidores tinham essa percepção.
Ainda de acordo com a pesquisa, 41% disseram que o score pode ser um possível indicador de compatibilidade entre os casais. Para os já casados, este percentual é de 43%. E para os solteiros é de 35%.
72% dos entrevistados também responderam atribuir alta importância ao score do parceiro para as finanças do casal, sendo que o percentual aumenta para 76% entre os casados. Entre os solteiros, 65% têm essa opinião.