Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Metade dos eleitores ainda não cadastrou a biometria obrigatória
Restando o curto prazo de pouco mais de seis meses para o fim do cadastramento, cerca de metade dos eleitores de Rio Claro ainda não realizou a biometria obrigatória. Apenas 50,04% dos 147.264 eleitores da cidade efetuaram o procedimento.
Ainda não compareceram aos cartórios 73.750 eleitores do município. O ritmo lento do cadastramento preocupa a Justiça Eleitoral. O número de atendimentos diários ainda continua abaixo do necessário. O receio é de concentração da demanda no final do prazo, causando transtornos e demoradas filas.
Por isso, é importante o comparecimento imediato, com extrema urgência, para impedir o cancelamento do título. Com o título cancelado, o eleitor poderá ter diversos impedimentos, como o bloqueio do CPF e a impossibilidade de conseguir empréstimos ou financiamentos em bancos, obter passaporte ou carteira de identidade, prestar concursos, votar nas eleições e fazer matrícula em universidades.
Também pode ter problemas com o eSocial, FIES, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, aposentadoria, salário de servidor público e empresas que não aceitam funcionários sem quitação eleitoral e com CPF suspenso. Horário dos Cartórios: 9 às 18 horas direto. Endereços: 110ª ZE – Rua 8, 819, Avenidas 5 e 7, Centro; e 288ª ZE – Avenida 13, 634, Ruas 5.
UBS Cervezão
O vereador Rogério Guedes (PSB) informou que as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde do Cervezão estão a todo vapor. A obra foi iniciada depois do parlamentar obter recurso de R$ 100 mil. “Desde quando existe a UBS nunca houve emendas para a reforma. E essa reforma era necessária para atender a população da região”, comemorou o vereador ao destacar que telhado, conra-piso entre outras melhorias serão realizadas.
Evento
Neste domingo (9), das 13 às 17 horas, o Centro Esportivo Unificado (CEU Mãe Preta) será palco do 3° Resgatando o Brincar, evento criado através de lei municipal de autoria do vereador Geraldo Voluntário (Democratas), e que proporciona às crianças rio-clarenses diversão e aprendizado em família, incentivando o interesse em atividades culturais, esportivas e lúdicas.
Ouvidor
Depois de recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para que a Câmara de Rio Claro adote medida para regularizar o cargo de ouvidor, de provimento efetivo e por meio de concurso público, o presidente da Câmara, André Godoy (Democratas), apresentou Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno para criar a Ouvidoria Parlamentar.
A iniciativa toma como base a Câmara dos Deputados e prevê que dois vereadores (um ouvidor-geral e outro ouvidor-substituto) assumam o posto por mandato de dois anos para servir à função. Desta forma, conforme informou a assessoria do parlamentar, não será necessária a realização de concurso. A função, de acordo com a informação, não será remunerada.