Um dos pontos que conta com radar fixo em Rio Claro fica na Rua 3-A, bairro Vila Alemã, próximo à Escola Batista Leme. A velocidade permitida é de 30km/h. Para a população que mora nas proximidades e tem comércio, o equipamento é necessário no local.
“Antes do radar, alguns motoristas passavam em alta velocidade, não respeitando nem a faixa de pedestre”, observou o comerciante Roger Goes, que tem estabelecimento na região há muitos anos. Ele avalia ainda a necessidade. “Sim, é fundamental. Hoje, no primeiro dia, a maioria está respeitando, mas percebi oscilações no equipamento”, disse.
Os apontamentos foram em relação ao registro da velocidade e a baixa quilometragem. “Vi marcando 2km, 7km, 9km e alguns veículos nem tiveram o registro. Outros que passaram acima da velocidade e o equipamento não registrou a multa, pelo menos não apontou o sinal vermelho que indica a infração”, observou um morador, além de fatores constatados pela equipe do Diário do Rio Claro no local.
Outra localidade com radar instalado é a Avenida Brasil, sentido Rodovia/Centro, no Distrito Industrial. “Não acredito que ali tinha necessidade. Aqui, na Avenida Brasil, neste trecho próximo à 80-A, caberia bem, mas o fixo ao invés do móvel”, avaliou o comerciante Octávio de Almeida Guimarães Neto.
Para ele, os radares são importantes, porém, alguns critérios deveriam ser revistos. “A avenida Brasil precisa, é necessário, mas pelo menos 60 km/h, ao contrário da Avenida Rio Claro, que poderia ser 50 e é 60. Inclusive na estrada de Ajapi, que é 60 numa via que tem que andar a 80 km/h e é cheia de caminhão, fica complicado”, salientou.
O comerciante, que está no mesmo ponto há 21 anos, diz que já viu muitos abusos de motoristas. “Muitos motoristas em alta velocidade, motos acima de 100km/h. O móvel fica de manhã de um lado da via e, à tarde, do outro. Antigamente, era instalado na mão esquerda, agora está na direita e atrapalha, pois é local de estacionar e ninguém consegue.”
Essa quarta-feira foi o primeiro dia de funcionamento dos novos equipamentos de fiscalização de trânsito em vários pontos do município, que incluem aparelhos fixos de avanço semafórico, parada sobre faixa de pedestre e lombadas eletrônicas que foram instaladas próximas a escolas. Sobre os questionamentos do primeiro dia, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, declarou. “Este é o primeiro dia, estamos avaliando todas as não conformidades”, disse.