No dia 29 de maio, foi comemorado o Dia do Geógrafo, profissional responsável pelo estudo, análise, do espaço geográfico e sua relação com o meio natural e social. A regulamentação da profissão foi dada a partir da Lei nº 6664/79, regulamentada pelo Decreto nº 85.138/80 e alterada pela Lei nº 7.399/85, com regulamentação dada pelo Decreto nº 92.290/86.
Os geógrafos assumem um importante papel na sociedade, pois contribuem de forma participativa e através de sua visão crítica e de totalidade, em decisões e criação de programas, projetos que visam a busca de soluções aos embates/ contradições nas dinâmicas territoriais atuais.
O trabalho do geógrafo está presente em múltiplos campos de atuação. No mercado de trabalho, enquadra-se a atuação no setor público (em órgãos governamentais como o IBGE, ANA, ICMBio, prefeituras, dentre outros); centros de pesquisa, consultorias (ambientais, agrícolas, demográficas, de trânsito); mercado de mapeamento através das técnicas de geotecnologias e sensoriamento remoto; e na docência (ensino fundamental e pesquisa e ensino no superior – Universidades Públicas, Institutos Federais, Faculdades particulares).
Assim, devem ser inseridos e contribuem com pesquisas dentro do setor cartográfico, em estudos rurais, desenvolvimento de comunidades, relacionamento sociedade e natureza, uso e ocupação do solo (minerações, agricultura), transportes, serviços, saúde, entre outros.
Este profissional, quando em interação com profissionais de outras ciências, tais como a Economia, Sociologia, Geologia, Biologia, História, Física, Matemática, Cartografia, Meteorologia, Ecologia, Engenharia, Administração, Agronomia apresentam projetos e trabalhos interdisciplinares de excelência.
No Brasil, acontece a cada dois anos, e de forma intercalada, dois eventos científicos de importância nacional para os estudantes de Geografia e os profissionais já formados que atuam em pesquisas no âmbito da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).
Estes eventos são o Encontro Nacional de Geógrafos – ENG e o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ENANPEGE, que abrange uma heterogeneidade de temas e debates intrínsecos à Geografia brasileira contemporânea.
Portanto, os geógrafos buscam analisar as lógicas sócioespaciais e orientam as ações sobre as dinâmicas territoriais, ou seja, como as técnicas, as ações humanas, as paisagens, os territórios, as regiões, os lugares que se modificam com o passar do tempo e quais os desdobramentos destas transformações.
Por fim, é possível afirmar que os geógrafos são importantes profissionais devido à sua visão de mundo totalitária, que abrange noções sociais, econômicas e ambientais, contribuindo significativamente na construção (através de ideias ou ações/projetos) um mundo mais justo e menos desigual.