Instalado no Campus da UNESP no Bairro Bela Vista, o curso de Geologia teve sua origem na instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro em 1958, através da Cadeira de Geologia e Paleontologia.
Essa Cadeira, juntamente com a de Mineralogia e Petrografia, passaram a formar, a partir de 1971, o Departamento de Geologia e Mineralogia, que em 1975 mudou de denominação para Departamento de Geociências. Com a criação da UNESP (1976), em 1977 ocorreu a subdivisão desse Departamento, surgindo então o Departamento de Geologia Geral e Aplicada ao lado do Departamento de Mineralogia e Recursos Minerais.
A partir desses foram criados, em 1987, três departamentos: Petrologia e Metalogenia, Geologia Aplicada e Geologia Sedimentar. Em 1999, o Departamento de Geologia Sedimentar foi incorporado ao Departamento de Geologia Aplicada.
Atualmente, os docentes do DGA dedicam-se a várias linhas de pesquisa, ministram disciplinas nos cursos de graduação (Geologia, Engenharia Ambiental, Geografia, Biologia e Ecologia) e de pós-graduação (Geociências e Meio Ambiente), além de prestarem assessorias e serviços à comunidade (convênios com prefeituras, entidades públicas e privadas, atendimento a escolas de nível médio, cursos de extensão e aperfeiçoamento, projetos de parcerias diversas nacionais e internacionais via Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – Fundunesp).
O departamento possui 14 laboratórios de pesquisa e quatro didáticos, além de ter sob sua responsabilidade o Museu de Paleontologia e Estratigrafia “Prof. Paulo Milton Barbosa Landim”.
COMEMORAÇÃO
Para celebrar o Jubileu de Ouro do curso será realizada uma grande comemoração. O Centro Acadêmico da Geologia e a Comissão dos 50 Anos realiza nesta sexta-feira (31) evento que tem como intuito propiciar o (re)encontro dos alunos e ex-alunos da Geologia.
A programação do dia do Geológo contará com:
9 às 12 horas – Cerimônia de abertura dos 50 anos, apresentação do projeto “Jardim Geológico” e descerramento da placa comemorativa dos 50 anos;
14 às 16 horas – Palestra “Ensinando geologia, para qual futuro?”, com o Professor Doutor Paulo César Soares (UFP);
16 às 18 horas – Visita aos Museus do DPM e DGA;
19 horas – Festa de Confraternização.
MEMÓRIA
No Facebook, foi criada uma página onde ex-alunos e alunos compartilham histórias, memórias e fotos sobre o tempo em que passaram pelo curso: https://www.facebook.com/geologiaunesp50anos.