Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Câmara aprova moção para estudantes por pesquisa premiada
ACâmara de Rio Claro aprovou Moção de Congratulações e Louvor para a estudante Carolina Falaschi Saponi e Nathália Vieira dos Santos por pesquisa premiada no 8º Congresso Internacional em Líquidos Iônicos, realizado entre os dias 13 e 17 de maio deste ano em Pequina, na China.
A pesquisa de Saponi, da graduação em Farmácia e Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAr) da Unesp, teve co-supervisão da aluna de doutorado, a rio-clarense Nathalia Vieira dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia).
A moção foi apresentada pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB) e foi aprovada pelos vereadores em plenário. “Premiações como essa elevam nosso município a outros patamares na comunidade científica e não poderia deixar de externar meus cumprimentos pela premiação”, esclareceu Leonhardt.
O trabalho premiado, denominado “Efeito protetivo de líquidos iônicos na estabilidade da Proteína Verde Fluorescente (GFP) em agentes desnaturantes”, foi realizado no âmbito da bolsa de iniciação científica atribuída pela Fapesp. A pesquisa realizada encontrou compostos químicos capazes de aumentar a estabilidade e conferir proteção à GFP, proteína utilizada como biosensor e biomarcador.
Atualmente, diversas biomoléculas com ação terapêutica ou uso diagnóstico têm sido identificadas e produzidas, mas grande parte delas não pode ser utilizada clinicamente, pois são instáveis em condições de estresse. Ao identificar compostos químicos que protejam essas biomoléculas (particularmente proteínas), espera-se melhorar e ampliar suas aplicações comerciais e clínicas.
Orgânicos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou nessa segunda-feira (27) a 15ª edição da campanha com o propósito de informar o consumidor sobre como reconhecer o produto orgânico em feiras e supermercados. Conforme legislação, os alimentos orgânicos, vendidos em embalagem ou mesmo a granel, devem apresentar o selo ou sinalização de “Produto Orgânico Brasil”, que identifica a certificação do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg).
Sítio
O Ministério Público Federal, no Paraná, informou ao juiz Luiz Antonio Bonat, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, ser favorável à venda do sítio de Atibaia (SP), pivô da mais alta condenação imposta ao ex-presidente Lula na Operação Lava Jato. Em parecer entregue ao magistrado, a força-tarefa pediu uma avaliação judicial da propriedade rural, que teve a venda solicitada pelo empresário Fernando Bittar em abril.