Lá se vão 365 dias que Geraldo Leonardo Zanello deixou este plano para se mudar para o andar de cima. Diretor do Diário do Rio Claro por quase 40 anos, Zanello adquiriu o Centenário em dezembro de 1980. Empresário de prestígio na região, à frente de grandes empreendimentos, ingressar no ramo da imprensa foi apenas mais um desafio aceito e concluído por Zanello.
Geraldo era apaixonado pelo Diário e mantinha o sonho de ver o Arquivo Histórico da Família Rioclarense crescer ainda mais. Como ele mesmo dizia: “A vida segue. E o jornal tem que continuar levando o que se passa, a quem interessar”. E é, exatamente isso, que a nova equipe do Diário vem buscando realizar. Nesses 365 dias, o Diário está renascendo com, sob novo comando e muita inovação: com novos funcionários, nova paginação, tiragem, linha editorial e, em futuro bem próximo, em novo local!
Somente uma coisa permanecerá igual ao que Geraldo Zanello sempre prezou: “A fidelidade à notícia, sem olhar a quem interessasse. Na gíria jornalística: noticiar sem ter rabo preso”. Dessa forma, todo o trabalho está sendo feito para realizar o sonho de Geraldo Zanello. E para realizá-lo, o time conta com os 131 anos de tradição do matutino, o segundo jornal mais antigo em circulação ininterrupta no País.
MISSA
Parentes, amigos e religiosos são convidados para participar da Missa de primeiro ano do falecimento de Geraldo Zanello, que em intenção de sua alma fará celebrar na segunda-feira (16), às 19h30, no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, localizado na Estrada de Ipeúna Km1 em Rio Claro.
UM NOVO DIÁRIO
Um novo Diário vem por aí! A reestruturação de um dos jornais mais antigos do Brasil é assunto muito comentado na Cidade Azul. Tradicionalmente o jornal número 1 de Rio Claro, o Diário reafirma seu compromisso com o município e prepara grandes investimentos para o setor. Desde abril de 2018 uma nova equipe assumiu os departamentos do Centenário e começou a movimentar as engrenagens do projeto idealizado pelo Major José David Teixeira, em 1886.
Além de uma nova equipe de jornalismo, ingressaram na empresa experientes consultoras de negócios. Novos colunistas, repaginação nas antigas colunas, páginas especiais foram criadas para atingir camadas específicas da sociedade. Profissionais e especialistas do ramo, como Saúde e Bem Estar, Sobre Rodas, Ciência e Tecnologia, Moda e Tendências, Viagens e Destinos, Espaço Gourmet, Mundo Animal e Casa & Construção, colaboram semanalmente para atingir todos os públicos.
De acordo com a chefe de redação Vivian Guilherme, o Diário entra em uma nova era sem esquecer a tradição e inspirados pelo sonho de Zanello. “Nosso objetivo é alcançar o máximo de leitores oferecendo o melhor da informação. Para isso aliamos a tradição do Centenário com a modernidade do jornalismo com aprofundamento crítico e analítico. Essa postura tem se mostrado certeira nas maiores publicações do mundo e já dá resultados na nossa versão impressa. É um sentimento de sobrevida, com muita esperança de fazer um bom jornalismo por pessoas que amam Rio Claro e que amam o jornal impresso”, comenta a jornalista.
Os últimos lançamentos foram o Portal J1 (www.j1diario.com.br) e o caderno social Sunday. E o planejamento não para. Em breve os leitores vão conhecer a segunda fase do projeto de renovação. É o Diário, buscando o espaço merecido, assim como queria Geraldo.
Por Leonardo Zanello
Grande homem, aprendi muito do que sei com Sr. Geraldo, homem trabalhador e honesto. Evoluí muito desde que comecei a trabalhar ao seu lado. Ele foi e é um verdadeiro exemplo para mim. Fico muito feliz em tê-lo tido como meu patrão.
Muito bom. Isso envolve a rádio também?